Após perder em casa por 1 a 0 para o Atlético-PR no domingo passado, o Palmeiras acumulou neste domingo sua segunda derrota seguida no Brasileirão: em Belo Horizonte, foi derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro em uma partida de dois tempos distintos.
Vestindo amarelo (como o time que representou a Seleção na inauguração do Mineirão, em amistoso contra o Uruguai em 1965), o Palmeiras fez um segundo tempo infinitamente melhor que o primeiro, após as entradas de Cleiton Xavier (no intervalo) e Cristaldo (aos 28 minutos da etapa final),mas mesmo assim não conseguiu vencer nem segurar o empate. E perdeu a chance de voltar ao G-4, caindo para a sétima posição na tabela.
Confira abaixo uma análise da partida válida pela 17ª rodada da competição nacional:
Logo aos 4 minutos, Vinícius Araújo roubou a bola de Leandro Almeida e cruzou para Alisson fazer o primeiro gol do Cruzeiro. Para Paulo Cesar Oliveira, comentarista de arbitragem da TV Globo, houve uma "leve carga", que invalidaria a jogada. Aos 14, Marinho invadiu a área e foi derrubado por Egídio, que, segundo PC, cometeu pênalti não marcada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. Finalmente, aos 46, Victor Ramos colocou o braço esquerdo na bola após tentativa de cruzamento de Marinho. Para o comentarista, o juiz acertou desta vez: pênalti marcado, que Marinho cobrou para defesa de Fernando Prass. Confira os lances acima e tire suas conclusões.
VERDÃO FECHA O BURACO NO MEIO
Marcelo Oliveira enfrenta seu ex-clube pela primeira vez, no Mineirão (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)
Marcelo Oliveira escolheu Amaral para substituir Gabriel, recém-operado do joelho esquerdo. Ao menos no primeiro tempo do jogo no Mineirão, não deu certo. Os volantes Amaral e Arouca atuaram muito recuados, com Robinho bem avançado (veja primeiro campinho abaixo). Assim, abriu-se um enorme espaço no meio, por onde o Cruzeiro ganhava todas as bolas, armando quase sempre as jogadas pelo lado direito de seu ataque, com Vinícius Araújo e Marinho.
Mas, no segundo tempo, Marcelo corrigiu esse problema, colocando Cleiton Xavier no lugar de Amaral. Com Robinho posicionado mais atrás, o Palmeiras conseguiu ocupar o setor de criação (veja segundo campinho abaixo), conseguindo chegar mais ao gol adversário e equilibrando a posse de bola, que terminou 52% a 48% para o time da casa.
Primeiro tempo no Mineirão: espaço no meio-campo do Palmeiras, com Amaral e Arouca recuados, e Robinho avançado (Foto: GloboEsporte.com)
Primeiro tempo no Mineirão: espaço no meio-campo do Palmeiras, com Amaral e Arouca recuados, e Robinho avançado
ARGENTINO "CUMPLIDOR"
Mais uma vez, Cristaldo mostrou que, como diz o ditado, tarefa dada é tarefa cumprida. Aos 28 minutos do segundo tempo, o atacante entrou no lugar de Robinho e, somente 19 segundos depois (veja vídeo acima), empatou a partida no Mineirão. Mesmo jogando menos da metade do segundo tempo, o argentino foi o que mais finalizou no Palmeiras: três vezes no total de 11.
MELHORES MOMENTOS
Confira os principais lances da partida no Mineirão, incluindo o segundo gol do Cruzeiro, marcado por Arrascaeta aos 36 minutos do segundo tempo, quando o Palmeiras mais criava chances para desempatar o placar e acabou levando o gol da derrota em outra bobeada da defesa.
3726 visitas - Fonte: GE