Robinho veio do Coritiba para o Palmeiras no começo deste ano
Após seis vitórias e um empate em sete rodadas, o Palmeiras acumulou duas derrotas e, às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Couto Pereira, encara uma obrigação. O próprio time admite que não pode deixar de vencer o Coritiba, dono da pior campanha do Campeonato Brasileiro.
Somar três pontos no Paraná é uma necessidade para não se desgarrar dos primeiros colocados. O time paulista iniciou esta 18ª rodada a dois pontos da faixa da tabela que dá vaga na Libertadores e a oito do líder Atlético-MG. Depois de perder do Atlético-PR, no Palestra Itália, e do Cruzeiro, no Mineirão, não há mais razão para se contentar apenas em somar ponto em Curitiba.
"Já vínhamos com o propósito de vencer. Como perdemos as últimas duas, iremos ainda mais fortes para entrar no G4 ou, pelo menos, ficar perto. Sabemos das dificuldades do Coritiba, mas vamos impor o nosso ritmo e tentar a vitória", disse Robinho, ciente da necessidade de vencer após o time cair da terceira para a sétima posição em duas rodadas.
Marcelo Oliveira definiu o time em treino sem a presença da imprensa, e promoverá mudanças. Lucas e Victor Ramos cumprem suspensão e o mais provável é que o zagueiro Nathan seja improvisado na lateral direita e Jackson entre no miolo da defesa. Após o mau desempenho de domingo, no Mineirão, Leandro Pereira pode ser trocado por Alecsandro e Amaral deve sair para Robinho se revezar com Cleiton Xavier nas funções de segundo volante e armador.
É a estratégia para se aproveitar do desespero do Coritiba. "Quando o time joga pressionado em casa, joga muito bem. Espero que essa força fique para trás e a gente imponha o nosso ritmo de jogo. Temos de fazer um grande jogo porque precisamos muito desta vitória. Claro que eles também precisam, mas estamos brigando lá no G-4", falou Robinho.
No Coritiba, já são 45 dias sem saber o que é vencer, quadro que agravou a crise do clube, tanto internamente quanto dentro da competição, já que não estava nos planos de ninguém no Alto da Glória chegar ao finalzinho do primeiro turno ocupando a lanterna da classificação. Agora, resta recolher os cacos rapidamente e montar um time para buscar os três pontos jogando em casa.
O técnico Ney Franco, mesmo abatido após a derrota para o Santos em mais uma atuação apática da equipe, garantiu que ninguém vai jogar a toalha, mas quer outra atitude do grupo. Em relação aos titulares, mais uma vez o time alviverde pode ter mudanças, já que o departamento médico continua com muita movimentação.
..Evandro deverá ser titular do Coritiba
O meia Ruy, com dores nas costas, e o volante Fabrício, com lesão na coxa esquerda, devem ser vetados. Caso isso aconteça, eles se juntam ao meia Marcos Aurélio, com uma entorse no tornozelo, e o atacante Kleber Gladiador, com uma lesão no joelho. Luccas Claro, que se recupera de uma cirurgia no nariz, treinou de máscara e pode ser relacionado novamente.
O comandante do time coxa-branca ainda avalia, sem revelar as possibilidades, outras modificações para dar resposta à pressão sofrida no momento. "É manter a tranquilidade e nos cobrar. Uma cobrança que não é apenas sobre os jogadores, mas também na comissão técnica. Precisamos estudar outras possibilidades neste elenco de armar essa equipe. Essa partida contra o Palmeiras se torna um jogo-chave para o término do turno", concluiu.
FICHA TÉCNICA:
CORITIBA X PALMEIRAS
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 12 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Luiz Claudio Regazone (ambos do RJ)
CORITIBA: Wilson; Ivan, Rafael Marques, Leandro Silva e Juninho; Alan Santos (Luccas Claro), João Paulo, Lucio Flavio e Thiago Galhardo; Rafhael Lucas (Henrique Almeida) e Evandro
Técnico: Ney Franco
PALMEIRAS: Fernando Prass; Nathan, Jackson, Leandro Almeida e Egídio; Arouca e Robinho; Rafael Marques, Cleiton Xavier e Dudu; Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira
3153 visitas - Fonte: ESPN