O arco e flecha do Palmeiras segue a todo vapor nas competições dentro e fora do país. Enquanto Sarah Nikitin participa da primeira etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, pela Seleção, na China, dois arqueiros palestrinos disputam o Campeonato Brasileiro Paralímpico.
Realizada em Niterói (RJ), a competição tem início nesta quinta-feira (24) e se encerra no domingo (27). Ademar Carlini busca o seu nono título nacional, e Julio Cesar de Oliveira, o bicampeonato – ambos foram campeão e vice em 2013, respectivamente.
Na edição do ano passado, em Belo Horizonte (MG), quando atirava com o arco recurvo, Carlini sagrou-se octocampeão brasileiro, na categoria ARW2 (cadeirantes com paralisia na parte inferior do corpo), sendo a sua sexta conquista consecutiva. No início de 2014, o palmeirense passou a utilizar o arco composto, sobretudo, para poder disputar provas indoor.
Nelas, a distância do alvo e a angulação do arco ao disparar é menor. Assim, o equipamento do recurvo batia na cadeira de rodas do atleta, impossibilitando-o de competir, o que não acontece mais.
Ademar ainda se acostuma com o novo tipo de arco, porém tem conseguido bons resultados no Paulista e pretende faturar uma medalha no Brasileiro. “Este é um ano de laboratório, mas a adaptação está bem acima da minha expectativa. Seria bom eu terminar com o ouro, mas o objetivo desta vez é ficar entre os três primeiros”, disse ao Site Oficial.
O atleta fala do apoio que recebe dos companheiros de equipe, entre eles, Julio Cesar. “O Fabio Tassinari e o Julio me ajudam e me incentivam muito, sempre dando alguns toques, ainda mais nesta nova fase”.
Campeão brasileiro em 2012 e vice na temporada passada, Julio Cesar não esconde o desejo de faturar a medalha de ouro novamente. “Intensifiquei meus treinamentos, com melhorias na técnica, e vou em busca do ouro, do título mesmo”, relatou ao Site Oficial.
O arqueiro, que utiliza o arco composto e atira na categoria ARST (quando o atleta possui algum tipo de deficiência, mas dispara em pé), fala da ajuda a Carlini. “Eu regulo o arco e passo a minha experiência com o composto para ele.
No Paulista, a tendência é fazermos dobradinha. E queremos fazer o mesmo no Brasileiro do ano que vem. Quem sabe, já conseguimos neste ano”. Em 2013, Julio também ficou em primeiro lugar com a Seleção nos Jogos Mundiais, na Holanda.
4704 visitas - Fonte: Site Oficial Palmeiras