Jogadores, árbitros e auxiliares seguram bandeirinhas brancas antes de partida pelo Campeonato Paulista. Foto: Divulgação
A campanha "Bandeirinha da Paz" foi um sucesso, segundo a FPF (Federação Paulista de Futebol). Em comunicado, a entidade afirma que a nova ideia ajudou a "reduzir a praticamente zero a violência" nos estádios durante o Campeonato Paulista.
"Durante três meses de campeonato, exceto por dois conflitos em bairros distantes dos estádios, não houve qualquer registro de briga nas arquibancadas ou nas imediações dos locais das partidas.
Além de reduzir a praticamente zero a violência, apenas em uma ocasião as autoridades foram obrigadas a impedir a entrada de uma torcida organizada no estádio, fato que ocorreu 11 vezes em 2013", escreveu a FPF.
"Neste ano, também houve um único torcedor detido, por ter invadido local restrito no estádio, enquanto que no ano passado 47 torcedores foram detidos", completou.
Lançada no início do Paulistão, a campanha de paz teve como objetivo coibir a violência entre torcedores. Para isso, substituiu as tradicionais bandeiras quadriculadas em vermelho e amarelo dos assistentes de arbitragem pela bandeira na cor branca. Segundo a entidade, isso praticamente acabou com as brigas de torcida.
"A bandeira que levantamos com a campanha contribuiu muito para a redução da violência dentro e fora dos estádios. Mas é claro que o assunto permanece em pauta junto à Presidência, até porque precisamos continuar conscientizando os torcedores", disse Marco Polo Del Nero, presidente da FPF e novo mandatário da CBF.
Além disso, a entidade paulista também considerou o cadastro de torcidas organizadas como fator decisivo para acabar com a violência. Segundo a FPF, são 50 mil torcedores cadastros, e, "em 2014, o controle foi ainda mais rigoroso na identificação desses torcedores nas entradas dos estádios, onde foram implantadas fiscalizações por meio de leitura eletrônica de cartão".
4539 visitas - Fonte: ESPN