No Cruzeiro, Marcelo jamais perdeu três seguidas no Brasileiro (foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
As três derrotas seguidas que empurraram o Palmeiras para a oitava colocação do Brasileiro, com 9 pontos a menos que o líder Corinthians, não mudaram o discurso de Marcelo Oliveira: a briga ainda é pelo título nacional. Mas o histórico da competição mostra que tropeçar de novo neste domingo, contra o Flamengo, às 11h, pode ser fatal.
Um triunfo no Allianz Parque lotado pode deixar o Verdão a 6 pontos do líder. Mas se o jejum de vitórias não terminar, a distância no encerramento do primeiro turno ficará entre 9 e 12 pontos. No Brasileirão por pontos corridos com 20 participantes (desde 2006), nenhum clube que chegou à metade da disputa com mais de 8 pontos atrás do líder conseguiu reagir e tornar-se campeão.
Só três vezes o time que fechou o primeiro turno na ponta não ergueu o troféu. O São Paulo de 2008 pode servir de alento: fechou a 19 rodada com 8 pontos a menos que o Grêmio, mas perdeu o confronto direto logo na primeira rodada do returno e teve de tirar 11 pontos de diferença para faturar o hexa. O Flamengo de 2009 também encerrou o turno a 8 pontos do líder Internacional, enquanto o Fluminense de 2012 tinha só um ponto a menos que o Atlético-MG.
- A ambição do Palmeiras não pode ser outra se não for o título. A gente se afastou, mas temos mais partidas para modificar isso. Esperamos que o Palmeiras retome imediatamente a sua condição e nós concorreremos de forma natural - comentou Marcelo Oliveira, atual bicampeão brasileiro com o Cruzeiro.
Para ser tri, o técnico precisará comandar uma campanha de reabilitação, algo inédito para ele. Em 2013 e 2014, a Raposa fechou o primeiro turno já liderando e não perdeu três vezes seguidas nenhuma vez.
Essa é a pior sequência de derrotas do Alviverde no ano. A última vez que o clube atingiu a marca de quatro jogos sem pontuar foi na reta final do Brasileirão do ano passado – a série naquela ocasião chegaria a cinco derrotas consecutivas.
O cenário, porém, pode ser positivo. O Palmeiras (28 pontos) joga em casa, e os clubes que podem fechar o turno na ponta serão visitantes: o Corinthians (37 pontos) contra o Avaí, e o Galo (36) contra a Chape.
3696 visitas - Fonte: LanceNet!