Com Zé Roberto na lateral, o treinador deve apostar em Barrios no comando do ataque (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Embora o Palmeiras esteja próximo ao G4 na tabela do Campeonato Brasileiro, as três derrotas consecutivas preocupam o clube. Enquanto isso, o Flamengo vem embalado pela vitória sobre o Atlético-PR. Neste domingo, às 11 horas (de Brasília), as duas equipes colocam suas diferenças frente a frente no gramado do Palestra Itália.
Os anfitriões iniciaram esta última rodada do primeiro turno em oitavo lugar com 28 pontos. Os rubro-negros estão em 12°, com 23. Para o técnico Marcelo Oliveira, o time alviverde foi descuidado nas derrotas para Atlético-PR, Cruzeiro e Coritiba. “Fomos um pouco inconstantes nesses três jogos, tivemos alguns momentos muito bons e outros de descuido. Estamos muito afoitos para chegar ao ataque e deixando um certo espaço ao adversário. São coisas que dá pra corrigir. Talvez conversando e orientando, talvez trocando uma ou outra peça”, avaliou o treinador.
A principal diferença na escalação em relação ao time que perdeu para o Coritiba deve ser a entrada de Lucas Barrios, recuperado de pancada na panturrilha direita e em vantagem sobre o concorrente Alecsandro. Além dele, Zé Roberto assume a lateral esquerda, já que Egídio cumpre suspensão automática, e Lucas volta à lateral direita após cumprir suspensão na quarta-feira. Na zaga, Victor Ramos, outro fora por acúmulo de cartões amarelos no Paraná, agora está vetado por dores musculares e Leandro Almeida e Jackson disputam a vaga ao lado de Vitor Hugo.
O sistema defensivo tem encontrado dificuldades desde a lesão ligamentar no joelho de Gabriel, que só volta a jogar em 2016, e Marcelo Oliveira deve continuar apostando em Cleiton Xavier na armação, recuando Robinho e deixando Arouca com foco maior na contenção, saindo menos para o ataque. “É provável que a gente faça uma ou outra modificação não substancial, sem mudar muito a forma de jogar. Um posicionamento ou outro para estarmos mais protegidos sem deixar de atacar”, explicou.
Os ingressos para a partida foram esgotados na manhã desta sexta. Consequentemente, o Verdão deve contar com o apoio de mais de 37 mil torcedores. “A nossa possibilidade de vitória com a torcida é muito maior, principalmente se ela estiver nos apoiando e empurrando. Eventualmente cobrando também, é claro. É mais uma oportunidade que teremos em um Campeonato difícil, corrido e extenso como esse, não dá para perder a oportunidade. O custo da oportunidade perdida é muito alto”, ponderou Marcelo.
Do outro lado, o peruano Paolo Guerrero está de volta ao ataque flamenguista após cumprir suspensão
Pelo lado do Flamengo, o clima é de confiança após a vitória no meio de semana. A boa atuação no Maracanã diante dos paranaenses deixou claro para os rubro-negros que a equipe pode ter um bom desempenho mesmo com a ausência do atacante Paolo Guerrero, que estava suspenso.
A volta do peruano deixou um “problema” para Cristóvão Borges, já que resulta em mudança no setor ofensivo. A tendência é de que Alan Patrick fique como opção no banco de reservas. Outra alteração será a entrada de Jonas na vaga do suspenso Canteros. Outra novidade para o Flamengo será o horário da partida, já que o time vai atuar de manhã pela primeira vez. O atacante Emerson não gostou da ideia, mas preferiu aguardar para ter uma opinião mais formada.
“O calendário do futebol brasileiro é muito louco e os atletas reclamam muito. É quase impossível o atleta atuar em alto nível jogando quarta e domingo. Botando o jogo para as 11 da manhã, então? Eu não sei, nunca joguei e não vou falar mal antes. Vamos estar jogando meio-dia e creio que estará muito quente. Vamos ver se os atletas conseguem atuar em alto nível”, comentou.
O volante Márcio Araújo espera um adversário pressionado pelos maus resultados das últimas rodadas. O jogador destacou que a lesão do volante Gabriel prejudicou os paulistas, mas acredita que o Palmeiras tem um elenco forte para se recuperar do desfalque.
“O Palmeiras vem de sequência negativa, mas montou um grande elenco, creio que vai ser um grande adversário. Acho que já o time do Palmeiras já estava encaixado e deu uma caída com a lesão do Gabriel, joga com características diferentes. Talvez a equipe fique mais criativa sem ele, mas eles têm sofrido. Para a gente não muda, de qualquer forma eles vão jogar em casa e temos que estar concentrados nos 90 minutos”, declarou.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FLAMENGO
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 16 de agosto de 2015, domingo
Horário: 11 horas (Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Fabio Pereira (Fifa-TO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Jackson (Leandro Almeida), Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Robinho; Rafael Marques, Cleiton Xavier e Dudu; Barrios (Alecsandro)
Técnico: Marcelo Oliveira
FLAMENGO: César; Pará, Samir, César Martins e Jorge; Jonas, Márcio Araújo e Ederson (Alan Patrick); Everton, Emerson e Paolo Guerrero
Técnico: Cristóvão Borges
3678 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva