Marcelo cobra dos jogadores maior controle da posse de bola (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Melhorar a marcação ao adversário e ficar mais tempo com a bola: essa é a estratégia do Palmeiras para o jogo contra o Atlético-MG, neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Independência, em Minas, pelo Brasileirão. Mesmo após duas vitórias, sobre Flamengo e Cruzeiro, o técnico Marcelo Oliveira detectou problemas na equipe e espera corrigi-los para a maratona de partidas que aguarda a equipe entre Brasileirão e Copa do Brasil.
Em seus dois últimos jogos, o Verdão saiu na frente com um gol logo no início, sofreu o empate no começo da etapa complementar e teve trabalho para ficar com a vitória. Diante do Cruzeiro, por exemplo, o Palmeiras terminou o jogo com 41% de posse de bola, contra 59% do time mineiro. Contra o Flamengo, a situação foi ainda pior: os cariocas fecharam a partida com 69% de posse.
– Tem de melhorar. Ganhamos do Flamengo por 4 a 2 e do Cruzeiro por 2 a 1, mas não saímos satisfeitos. Era o meu sentimento e dos jogadores também. Os dois jogaram muito no nosso campo, tiveram oportunidades e mais posse de bola. Precisamos ser efetivos. É melhorar posse de bola e marcação, uma coisa está relacionada à outra – argumentou Marcelo Oliveira.
O jogo contra o Atlético-MG será o primeiro do returno do Campeonato Brasileiro. Para voltar ao G-4, o Palmeiras, atual quinto colocado da competição nacional, tenta manter o embalo e evitar a instabilidade do primeiro turno.
– Se conseguirmos rapidamente desenvolver um melhor futebol, mais equilibrado, em que você continue atacando, mas tenha mais posse, certamente vamos evoluir também na tabela. É importante acertar o time, equilibrar e buscar as vitórias com mais naturalidade, sem sofrimento, sem drama – completou o técnico.
A última vez que o Palmeiras teve mais posse de bola que o seu adversário foi na vitória sobre o ASA, pela Copa do Brasil, dia 15 de julho: na oportunidade, o Verdão esteve no controle em 55% do tempo da partida. De lá para cá, sete jogos - com quatro vitórias e três derrotas -, mas nunca à frente do adversário neste aspecto.
PARA TABELA: POSSE DE BOLA
Palmeiras 40% x 60% Santos
Vasco 52% x 48% Palmeiras
Palmeiras 49% x 51% Atlético-PR
Cruzeiro 52% x 48% Palmeiras
Coritiba 50% x 50% Palmeiras
Palmeiras 31% x 69% Flamengo
Palmeiras 41% x 59% Cruzeiro
3330 visitas - Fonte: Globoesporte.com