Editor-chefe do LANCE!
lfgomes@lancenet.com.br
Quando a gente pensa que já viu tudo... a CBF consegue aprontar ainda mais.
Agora, deu a louca de vez.
Manter o futebol brasileiro em atividade durante os Jogos da Rio 2016 é um verdadeiro atentado ao bom senso). Mais do que isso, uma sabotagem ao próprio futebol. Uma decisão que não beneficia a ninguém, muito ao contrário, só traz prejuízos para todo mundo.
Serão cinco rodadas de Brasileirão e uma da Copa do Brasil em plena olimpíada. E o que significa isso?
Engenhão é um dos estádios que serão utilizados na Rio-2016 (Foto: AFP)
- Flamengo, Fluminense e Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Bahia simplesmente não terão onde mandar os seus jogos, já que Maracanã e Engenhão, a Arena de Itaquera, o Mineirão e a Fonte Nova estarão cedidos ao Comitê Olímpico Internacional para as partidas de futebol dos Jogos. Uma interdição que certamente vai começar bem antes para a realização das mudanças necessárias.
- Clubes tradicionalmente formadores de jogadores, como Grêmio e Internacional, o Corinthians e o São Paulo, o Cruzeiro e o Atlético-MG, o Flamengo e o Fluminense vão ter de disputar o Brasileirão desfalcados de seus jovens talentos eu estarão servindo à Seleção que vai lutar pelo inédito ouro olímpico.
- As partidas do Brasileirão vão disputar com os astros do esporte mundial a audiência da TV e o espaço da mídia. Poderemos ter duelos interessantes como Bolt x Guerrero, LeBron James x Alexandre Pato ou Michael Phelps x Ronaldinho Gaúcho.
Ou seja, perdem os clubes, perdem os detentores dos direitos de TV, os concessionários das arenas, os patrocinadores. Perde o torcedor.
Mas, tão grave quanto a estupidez da CBF, é a passividade com que todos esses atores reagem a esses desmandos.
Até quando os clubes e todos os que movimentam a engrenagem do futebol vão aceitar um calendário como esse, desfocado do resto do mundo – que obviamente estará de férias durante a Olimpíada – ainda com 19 datas para os falidos estaduais e jogos de clubes coincidindo com as convocações da seleção brasileira – inclusive para a Copa América do Centenário, em junho nos EUA, que certamente será outro fator de desfalque para os times?
Até quando vão deixar que a inconsequência dite as regras do nosso futebol?
4422 visitas - Fonte: LanceNet!