Petkovic observa bola parar no próprio gol após
desvio (Foto: Reprodução SporTV)
Em 2005, sob o comando de Abel Braga, o Fluminense chegou ao fim do Campeonato Brasileiro com a quase certeza de que garantiria uma vaga na Libertadores.
Entretanto, uma derrota para o Palmeiras por 3 a 2 em um jogo emocionante atrapalhou os planos do Tricolor e de quebra garantiu o Alviverde no torneio continental. E o "É Gol na Memória" relembra este grande confronto como prévia para o duelo deste sábado, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, no Pacaembu (assista ao vídeo).
O jogo foi justamente na última rodada, no dia 4 de dezembro. O Fluminense detinha a quarta e última vaga para a competição, com 68 pontos, enquanto o Palmeiras era o quinto, com 67. A situação estava boa para os cariocas até os últimos minutos, quando o time da casa virou no Parque Antarctica e garantiu aos rivais a sexta derrota seguida.
O primeiro gol saiu após boa jogada de Petkovic. O sérvio limpou a marcação e rolou para Beto chutar. Marcos defendeu e no rebote Tuta marcou de cabeça aos 21 minutos do primeiro tempo para o Fluminense. Após o intervalo, o Palmeiras voltou com uma postura diferente e o atacante Washington igualou o placar aos 16, após ter recebido passe na entrada da área e ajeitado o corpo para mandar a bola no canto direito de Kléber.
Ainda classificado, o Fluminense voltou a ficar em vantagem com uma bomba de Arouca do meio da rua, cinco minutos depois do empate. O Palmeiras chegou ao 2 a 2 em cobrança de falta de Juninho Paulista que Petkovic desviou para o próprio gol aos 27 minutos. A jogada salvadora veio aos 34, quando Correa cobrou falta, viu o quique da bola enganar a marcação e só comemorou depois.
Em 2014, as duas equipes estrearam com vitória no Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu o Figueirense por 3 a 0, no Maracanã, enquanto o Palmeiras bateu o Criciúma por 2 a 1, no Heriberto Hülse.
Confira as escalações de Palmeiras e Fluminense no Brasileiro de 2005:
PALMEIRAS: Marcos, Gamarra. Daniel, Diego Souza (Gioino), Lúcio, Cristian (André Cunha), Correa, Marcinho, Juninho Paulista, Marcinho Guerreiro e Washington (Cláudio). Técnico: Emerson Leão
FLUMINENSE: Kléber, Gabriel Santos, Igor, Juan, Gabriel, Marcão, Arouca, Petkovic, Romeu (Juliano Mineiro), Tuta (Adriano Magrão) e Beto (Rodrigo Tiuí). Técnico: Abel Braga.
4257 visitas - Fonte: GE