Arena Palmeiras volta a ser palco do Dérbi, no próximo domingo (Foto: Felipe Zito)
Inaugurados no ano passado, os estádios de Corinthians e Palmeiras se tornaram grandes trunfos para ambos os clubes. Timão e Verdão já ultrapassaram os R$ 50 milhões de renda bruta nesta temporada e lideram a média de público no Brasil (clique aqui e veja o ranking).
O Alvinegro perdeu apenas quatro de 44 jogos em sua casa, mas têm más lembranças em relação ao rival em Itaquera. O Alviverde foi derrotado em somente cinco de 29 jogos – uma dessas derrotas foi para o adversário do Parque São Jorge.
Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), Palmeiras e Corinthians fazem o quarto e último Dérbi de 2015, na arena do Verdão. Até aqui, curiosamente, ninguém conseguiu festejar um triunfo sobre o rival diante da própria torcida neste ano. Salões de festas para visitantes?
O primeiro encontro aconteceu no dia 8 de fevereiro, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Com gol de Danilo, o Timão venceu por 1 a 0 e estragou a festa dos palmeirenses, que pela primeira vez recebiam um clássico no novo estádio. Em alta naquela oportunidade, a equipe comandada por Tite aproveitou a instabilidade do time de Oswaldo de Oliveira, ainda em processo de montagem, e ficou com os três pontos.
O troco viria pouco mais de dois meses depois, desta vez pela semifinal do estadual. Até então, o Corinthians havia perdido apenas para o Figueirense, no jogo inaugural da arena. A invencibilidade continuou, após empate por 2 a 2 no tempo normal, mas com gosto amargo: o Palmeiras venceu nos pênaltis e se tornou o responsável pela primeira eliminação alvinegra em Itaquera. Diante de mais de 38 mil pessoas, o herói foi Fernando Prass.
E se na histórica classificação à final do Paulistão a única coisa que faltou foi a vitória nos 90 minutos, o Palmeiras tratou de completar a festa em maio, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com gols de Zé Roberto e Rafael Marques, o Verdão dominou o Corinthians e impôs ao rival a terceira derrota no estádio.
O Palmeiras vem de três vitórias consecutivas em sua arena e mantém aproveitamento de aproximadamente 73% - com 20 vitórias, quatro empates e cinco derrotas nos 29 jogos disputados no local. Na briga para se manter no G-4, o Verdão tenta evitar o retrospecto de “festa na casa alheia” do Dérbi em 2015. Vale lembrar que a única vitória de um mandante no clássico em uma nova arena foi do Timão: 2 a 0 em Itaquera, no Brasileiro do ano passado.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians não venceu nenhum clássico no primeiro turno. Perdeu para Santos e Palmeiras e empatou com o São Paulo. O Verdão não só venceu os três duelos com os rivais, como não sofreu nenhum gol.
3963 visitas - Fonte: Ge