Rafael Marques volta a ser titular do Palmeiras nesta quarta-feira (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
O Palmeiras inicia esta 23ª rodada do Campeonato Brasileiro a três pontos da zona de classificação para a Libertadores, e precisa superar um tabu de quase 18 anos para manter as primeiras colocações na mira. Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, o compromisso é diante do Inter, no Beira-Rio, onde o clube não vence desde 1997.
A última vitória na casa colorada ocorreu em 6 de dezembro de 1997, quando o Verdão, já classificado para a final do Brasileiro, usou reservas e ganhou por 1 a 0, gol do lateral esquerdo Wagner. Desde então, são três empates e nove vitórias dos gaúchos. “Vamos mudar esse tabu, tenho certeza de que será uma data marcante”, apostou João Pedro, lateral de 18 anos, exatamente o tempo em que o time não vence no estádio do Inter.
Para esta quarta-feira, mais do que o tabu, o time enfrenta um rival que busca ascensão para sonhar com o G4, e Marcelo Oliveira tem quatro titulares suspensos: Lucas, Robinho, Dudu e Gabriel Jesus. Além disso, Arouca está fora por desgaste muscular. O mais provável é que João Pedro entre na lateral direita, com Egídio de volta na esquerda e Thiago Santos como novidade na marcação ao lado de Amaral. Zé Roberto vira armador, com Rafael Marques e Allione pelos lados.
“O Beira-Rio é difícil. É um estádio bom, gostoso de jogar, mas encontraremos uma equipe que vai querer vencer para buscar o G4. Precisamos estar bem concentrados para pontuar na tabela”, indicou Alecsandro, que deve seguir como titular, já que Barrios voltou a ter problema muscular e se junta a Cleiton Xavier e Gabriel entre os desfalques por lesão.
A confiança é nas estatísticas do Inter atual para encerrar o longo jejum no Beira-Rio. “O Palmeiras tem uma grande equipe fora dos gramados, que estuda jogador por jogador do adversário, quantos gols ele leva pelo ato, pelo lado direito ou esquerdo. Como o campeonato é muito difícil, esses mínimos detalhes acaba nos favorecendo, e estamos procurando nos aperfeiçoar. Precisamos errar menos e dar menos chance ao adversário para vencermos”, indicou Alecsandro.
Vitinho volta de suspensão e entra na vaga de Lisandro López no Inter (Foto: Divulgação/Internacional)
A derrota para o time misto do São Paulo atingiu o Internacional de forma dura. Foi o segundo revés seguido fora de casa, e o sexto em 12 jogos no Brasileiro – como visitante, o Colorado só ganhou do Joinville até agora. A má atuação no Morumbi fez o técnico Argel Fucks se reunir por uma hora com o elenco no vestiário do Beira-Rio, antes do treino de segunda-feira.
“Entendemos que precisamos rever as nossas atuações fora de casa. Precisamos de um sistema mais compacto, mais coeso”, admitiu Argel, após a partida de sábado. “Nossa equipe sente ansiedade fora de casa. Estamos passando por um processo de reestruturação e precisamos melhorar em vários aspectos. Precisamos melhorar essa postura o quanto antes se quisermos algo a mais no Brasileirão”, completou o treinador.
A partida desta quarta será em casa, onde a equipe vem exibindo bom aproveitamento. O confronto tem importância dupla para o Inter, já que o Palmeiras é seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil, que serão disputadas nos dias 23 e 30 deste mês. Caso não conquiste uma vitória, o Colorado se manterá muito distante da faixa de classificação para a Libertadores e poderá passar a dar prioridade ao confronto de mata-mata em detrimento do Brasileirão, onde é apenas o 11º colocado, com 31 pontos, a sete do G4 e a seis da zona de rebaixamento.
Em relação ao time que foi mal na capital paulista, há três mudanças. Na lateral esquerda, Geferson, com cirurgia marcada no ombro, dará lugar a Artur. Ainda na defesa, Réver ganhará chance entre os titulares, deixando Ernando no banco. No ataque, Vitinho retorna de suspensão e manda o argentino Lisandro López de volta para o banco de reservas. Além de Geferson e do convocado Alisson, está fora da partida também o meia reserva Alex, com tendinite.
FICHA TÉCNICA
INTER X PALMEIRAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)
INTERNACIONAL: Muriel; William, Paulão, Réver e Artur; Rodrigo Dourado, Nilton, D’Alessandro e Eduardo Sasha; Valdívia e Vitinho
Técnico: Argel Fucks
PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Leandro Almeida, Vitor Hugo e Egídio; Amaral e Thiago Santos; Allione, Zé Roberto e Rafael Marques; Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira
4926 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva