santos x são paulo ricardo oliveira (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
Os 36 anos como médico do futebol dão a José Luís Runco a autoridade para falar das lesões mais complicadas. Uma delas é o LCA (lesão no ligamento cruzado anterior), que afeta atualmente Gabriel, do Palmeiras, e Alan Kardec, do São Paulo. Apesar de uma recuperação difícil e demorada, que dura meses, Runco lembrou a operação que fez em Ricardo Oliveira para garantir que os dois jogadores voltarão inteiros para seus times (assista ao vídeo).
- Operei o Ricardo Oliveira em 2007. Hoje ele está aí, jogando. É um negócio legal você ver. Tem condições de recuperar. Em outrora, provavelmente, ele era um atleta que estaria eliminado. Hoje ele é o artilheiro do Campeonato Brasileiro - contou Runco.
O atacante Ricardo Oliveira possui um histórico de lesões no joelho, com algumas ocorrências entre 2003 e 2007. Na período citado por Runco, o jogador defendia o Milan e chegou a ser emprestado para o Real Zaragoza.
As história de Gabriel e Alan Kardec são comuns no futebol. Os problemas no ligamento correspondem a 35% das lesões no esporte. Geralmente ocorrem nos joelhos e nos tornozelos. Três a cada 10 mil atletas têm ruptura do ligamento cruzado anterior. De todas as contusões graves no joelho, essa é a mais comum.
- Muito jogo, você não tem tempo hábil para que a musculatura do atleta se recupere e ele fica mais propenso às lesões - explicou Runco.
Tanto Gabriel como Alan Kardec relataram que não sentiram dor no momento da lesão, mas sim uma sensação estranha. Os dois jogadores trataram de tranquilizar os torcedores dos seus times afirmando que voltarão a campo "mais de 100%". A previsão de retorno do volante palmeirense, que se contundiu em agosto, é de somente em 2016. Kardec está em fase mais avançado e deve retornar no próximo mês.
3315 visitas - Fonte: Globo Esporte