‘Dedurado’ pelos demais, torcedor deixou arquibancada com a PM ainda no 1º tempo (Foto: Reprodução/TV)
Em meio ao primeiro tempo monótono do confronto entre Palmeiras e Figueirense, que foi decidido em favor dos mandantes apenas na segunda etapa, um lance despertou a revolta da torcida e a paralisação da partida aos 37 minutos. Um torcedor, colocado nas cadeiras laterais atrás do banco de reservas, jogou um copo d’água no gramado em direção ao quarto árbitro.
A denúncia dos torcedores palmeirenses, que incomodados com a atitude e prevendo uma eventual sanção ao clube apontaram para o autor do feito, fez com que o efetivo policial conduzisse Haissam Rafic Almasri à um departamento especial, ainda no estádio, para se identificar como protagonista do delito e assinar um termo circunstanciado.
A rápida identificação do torcedor e a confecção do boletim de ocorrência contemporâneo ao ocorrido, aliado à citação na súmula por parte do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães pode eximir o Palmeiras de uma pena mais dura, como a perda de mandos de campos, segundo o que rege o inciso III do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Além de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00, não reprimir ou evitar desordens nos estádios pode culminar na perda de até dez mandos de campo. No entanto, como a torcida alviverde colaborou na identificação do autor, isso o exime da responsabilidade sobre o fato. Se o caso for ao STJD, é provável que o indiciado seja apenas o torcedor e não a instituição.
Na súmula, Wagner do Nascimento garantiu que Haissam tentou atingir o quarto árbitro. O ato aconteceu logo após Antônio Rogério Batista do Prado não permitir a entrada de Rafael Marques, que já tinha sido atendido do lado de fora do campo, no gramado. “Informo que o copo foi arremessado das cadeiras atrás dos bancos de suplentes, onde encontravam-se torcedores do Palmeiras […] o indivíduo foi detido imediatamente pela Polícia Militar e idenfiticado”, informou o relatório pós-jogo.
Mesmo se passar incólume nos tribunais, fato que costuma acontecer com os clubes que identificam os autores das desordens, o Palmeiras já será obrigado a abandonar o Allianz Parque. Programado para receber shows de Rod Stewart, no próximo sábado, e Katy Perry, no dia 25, o Verdão jogará contra o Grêmio no Pacaembu e é possível que até a partida contra o Internacional, pela volta da Copa do Brasil, aconteça no Municipal.
13176 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva