O Palmeiras conseguiu afastar a má fase e se reaproximar do G-4 neste sábado (12) ao bater o Figueirense por 2 a 0. A vitória aconteceu no Allianz Parque – e assim tem sido com o alviverde durante a maior parte do Brasileirão. Em casa, é um time que brigaria pelo título. Fora, um candidato ao rebaixamento.
Como mandante, o Palmeiras venceu oito vezes, empatou três e perdeu apenas duas. O aproveitamento é de 69% - se tivesse o mesmo desempenho como visitante, esse percentual o deixaria, hoje, na segunda colocação, na cola do líder Corinthians.
A realidade, entretanto, é diferente: jogando fora de casa, o aproveitamento do alviverde despenca para 33% - são três vitórias, dois empates e sete derrotas. Se fosse o aproveitamento geral, o número deixaria o Palmeiras na 19ª colocação no Brasileirão, na zona do rebaixamento.
O treinador Marcelo Oliveira reconhece o problema, mas ainda não conseguiu encontrar uma resposta que explique desempenhos tão diferentes. Para o comandante, não existem grandes diferenças na estratégia de jogo dentro ou fora do Allianz Parque.
"Não tem diferenças na estratégia de jogo, a gente tem ideia de sempre atacar. Chegamos em Goiás e tivemos seis, sete oportunidades de gol. Contra o Atlético-MG, no segundo tempo teve quatro, mas são erros e infelicidades. É um pouco dos jogadores talvez. E também dos adversários, jogando em casa às vezes apertam mais a marcação, se contagiam pela torcida. Concordo que quem almeja coisas maiores precisa ter uma regularidade maior fora de casa".
Com o desempenho irregular, o Palmeiras somou até agora 38 pontos no Brasileirão – um aproveitamento intermediário de pouco mais de 50% dos pontos disputados.
O Allianz Parque é atualmente o estádio com melhor média de público do Campeonato Brasileiro - a casa sempre cheia pode ser uma das respostas para o desempenho palmeirense.
O Palmeiras, nas próximas rodadas, ficará longe do Allianz – joga contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, na quarta; depois, no final de semana, encara o Grêmio no Pacaembu (seu estádio estará indisponível devido a shows).
7287 visitas - Fonte: UOL Esportes