O primeiro encontro entre as equipes no Maracanã ocorreu em 1952. Na época, empate por 2 a 2
Protagonistas de um dos mais tradicionais confrontos do futebol brasileiro, Palmeiras e Fluminense se encontram pela 101ª vez na história nesta quarta-feira (16), às 19h30, no Maracanã, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde 1926, quando o Palestra Italia venceu o primeiro encontro entre as equipes por 3 a 2, são 52 triunfos sobre o rival, 16 empates e 32 reveses.
No Rio de Janeiro, o retrospecto é vantajoso ao tricolor carioca: em 50 partidas, são 18 vitórias do Palmeiras, dez empates e 22 triunfos do Flu. Já no Maraca, a folga nos números não é tanta: em 35 encontros, o Alviverde venceu 14 vezes, empatou seis e perdeu 15 para o rival.
Atletas do Palestra Italia posam para foto no 1º duelo da história entre as equipes
O primeiro confronto entre os times no Maracanã pelo Brasileirão ocorreu em 1960, pela Taça Brasil, e o Verdão, com gol do ex-atacante Humberto Tozzi, derrotou o tricolor carioca por 1 a 0. Mais tarde, diante do Fortaleza e de maneira invicta, o Alviverde se sagrou campeão pela primeira vez da competição.
Ainda pelo Nacional, a maior vantagem no clássico Rio-São Paulo é do Verdão: em 50 jogos, foram 24 triunfos, nove empates e 17 derrotas. A última vitória da equipe palestrina na casa do rival foi em 2007, por 1 a 0, com gol do chileno Valdivia. Neste duelo, o titular da meta do Verdão era Diego Cavalieri, atual goleiro do Fluminense. Por outro lado, Arouca, que era do tricolor carioca naquela partida, defende hoje as cores do Palmeiras.
A maior sequência invicta da história do duelo pertence ao Alviverde. Foram 12 jogos, entre março de 2002 e julho de 2008; o Verdão venceu nove partidas e empatou três vezes.
Retrato das duas equipes no primeiro duelo disputado no Rio de Janeiro, no estádio das Laranjeiras
7914 visitas - Fonte: Site Oficial