Torcida do Palmeiras fez plano do Avanti explodir no último ano
O Palmeiras vai voltar ao Estádio do Pacaembu depois de 315 dias no próximo sábado, quando enfrenta o Grêmio, a partir das 18h30. E retorna com seu plano de sócios-torcedores do Avanti mais em alta do que nunca, com crescimento de 160% desde a última partida do time alviverde no local. Ao todo, já são 129.493 palmeirenses adeptos ao programa.
Foi em 8 de novembro de 2014, o Palmeiras foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0, e o programa de associados registrava 50.280 membros. O número ainda era pouco expressivo se comparados ao de times como o Internacional, líder do ranking do Torcedômetro até os dias de hoje, e não parecia que alavancaria tão rápido.
Só que a quantia, porém, explodiu após inauguração do Allianz Parque, ainda em novembro de 2014. A boa fase da equipe palestrina contribuiu, com o Palmeiras contratando dezenas de jogadores, chegando à final do Campeonato Paulista e indo bem nas competições que disputa atualmente.
Na atual temporada, o Avanti superou todos os recordes de crescimento, conquistando 65 mil novas adesões e disparando como o segundo melhor desempenho do Brasil no quesito sócios-torcedores. O número é o dobro do total de associados obtidos em todo o ano de 2014, quando 29 mil palmeirenses ingressaram no programa.
Atualmente, no total, são computados 129.493 sócios-torcedores do Palmeiras. No ranking de sócios-torcedores, está atrás do Internacional, que tem 146.933. O Corinthians é o terceiro, com 122.827. Os demais clubes do futebol brasileiro estão todos abaixo dos 90 mil associados.
Com a chegada do Allianz Parque, o índice de ocupação de associados Avanti também cresceu, com 65%. Para efeito de comparação, no período em que a equipe mandava jogos no Pacaembu, a média de presença de sócios-torcedores era de no máximo 40%.
O sucesso do Avanti gerou até rusga na arbitragem entre o time alviverde e a construtora responsável pelo Allianz Parque. Conforme apurou o ESPN.com.br, a empresa de Walter Torre Júnior ingressou com uma nova ação visando discutir o programa de associados alviverde, que teria atrapalhado a venda das cadeiras cativas.
No Campeonato Brasileiro desta temporada, o Palmeiras só está atrás do Corinthians no ranking de média de público como mandante, levando 30.224 pessoas partida, 1278 a menos que o arquirrival em média por jogo. Já em arrecadação a equipe palestrina soma R$ 56.134.887, atrás apenas do time alvinegro, com R$ 56.351.121.
A diferença na renda, por outro lado, é que todo o dinheiro obtido de bilheteria como mandante vai para o cofre do Palmeiras, enquanto o Corinthians tem que endereçar toda a quantia para um fundo que pretende pagar a Arena em Itaquera.
O Palmeiras está de volta ao Pacaembu devido aos shows agendados no Allianz Parque, que é de administração da WTorre em dias que não envolvem jogos oficiais do time alviverde. Entre os dias 19 e 25 de setembro, o complexo esportivo recebe o britânico Rod Stewart, a banda Muse e a cantora americana Katy Perry.
6549 visitas - Fonte: ESPN