Gabriel Jesus comemora o seu gol contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil
Barrios está recuperado, e assim que Dudu cumprir a suspensão de mais duas partidas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Marcelo Oliveira terá à disposição todas as peças para montar o ataque do Palmeiras. Ao longo da temporada, o único titular absoluto foi Dudu; Marcelo utiliza um esquema com três atacantes, sendo dois abertos pelas laterais – os números indicam para o treinador qual o trio ideal.
Jogando pelos lados do campo, Dudu é a escolha óbvia. Com 10 gols e 13 assistências, o camisa 7 é quem mais cria gols pelo time do Palmeiras. O atacante também se destaca pela eficiência: contando suas assistências, cria um gol a cada 150 minutos; em outras palavras, não passa duas partidas sem aparecer em uma jogada que termina com a bola nas redes.
O companheiro de Dudu do outro lado do campo, durante a maior parte de 2015, foi Rafael Marques. À primeira vista, Rafael seria a escolha ideal – é o artilheiro do time na temporada, com 13 gols, e, contando suas assistências, gera um gol para o alviverde a cada 189 minutos. O jogador, porém, ganhou um concorrente de peso: Gabriel Jesus.
Com seis gols e três assistências em 1009 minutos em campo, a joia palmeirense supera Rafael e até Dudu em eficiência. Seja em forma de passe ou de finalização, a bola nos seus pés resulta em um gol a cada 112 minutos – quase um por partida. Os números mostram que, hoje, para maximizar o poderio ofensivo, Dudu e Gabriel Jesus podem ser os nomes ideais para ocupar os lados do ataque alviverde. Kelvin e Zé Roberto, outras opções, criam um gol a cada 374 minutos e um a cada 322 minutos, respectivamente.
No comando do ataque
Um centroavante completa o trio ofensivo – com a saída de Leandro Pereira, as opções são Cristaldo, Alecsandro e Barrios. Em termos de bola na rede, com os três gols marcados neste quarta, diante do Fluminense, o mais eficiente é Lucas Barrios.
Barrios começou sua trajetória no Palmeiras como reserva, sofreu com lesões e ainda não assumiu a vaga de titular. Seus quatro gols em nove jogos não parecem impressionantes; quando se leva em conta o tempo que ficou em campo, entretanto, a coisa muda de figura.
Barrios marcou quatro vezes em 358 minutos – é um gol a cada 89,5 minutos, ou seja, mais de um gol por partida. Levando em conta a assistência que deu na temporada, cria um gol a cada 71,6 minutos. Alecsandro, o atual titular, vem bem atrás: cria um gol a cada 362 minutos; Cristaldo, o talismã da torcida, tem uma marca boa, mas ainda fica atrás o paraguaio: um gol a cada 136 minutos.
O trio junto
Juntos, Gabriel, Barrios e Dudu foram titulares três vezes: contra Joinville e Goiás, pelo Brasileirão, e Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Foram duas vitórias e uma derrota. Nas três partidas, Gabriel Jesus marcou quatro gols; Dudu e Barrios, um cada um.
7266 visitas - Fonte: UOL Esportes