Desde que passou a atuar em seu novo estádio, no fim do ano passado, o Palmeiras passou a contar com um aliado de peso em seus jogos. Com a novidade, a torcida passou a comparecer em maior número e o time retribuiu em campo. Neste Campeonato Brasileiro, dos 41 pontos conquistados, 27 (65,85%) foram no Allianz Parque, em 8 vitórias e três empates. Os únicos resultados negativos em casa foram em duas derrotas por 1 a 0, para Goiás e Atlético-PR. Fora de casa, a campanha é bem mais modesta. São 14 pontos, em 4 vitórias e dois empates, além de sete derrotas.
Neste sábado, quando o time entra em campo para enfrentar o Grêmio, o time estará na capital paulista, mas em outro endereço. O jogo está marcado para as 18h30, no Pacaembu. O estádio não é estranho para o time. Com o fechamento do antigo Parque Antártica, em 2010, o Palmeiras praticamente adotou o estádio municipal como a sua nova casa, depois de uma experiência curta no Canindé, estádio da Portuguesa.
Nas próximas semanas, o Allianz Parque será palco das apresentações de Rod Stewart e de Katy Perry. Além de ficar sem o estádio, o time ainda se preocupa sobre como vai encontrar o gramado na volta.
O clube, que acumula 13 títulos no Pacaembu, não teve um bom passado recente no estádio, em que jogou a maior parte dos seus jogos em 2012, quando foi rebaixado para a Série B e na campanha do ano passado, em que correu sérios riscos de outro rebaixamento.
O Pacaembu deverá ser também o local do jogo de volta, contra o Internacional, dia 30, pela Copa do Brasil. Em 25 de outubro, o time deve voltar ao estádio para enfrentar o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.
Marcelo Oliveira, técnico do Palmeiras, afirma que no mundo ideal, o jogo ocorreria no Allianz Parque, mas espera que o time não sinta a mudança, lembrando que, historicamente, o Pacaembu também foi um aliado do Palmeiras.
"Sabemos que o gramado lá está muito bem cuidado e temos a oportunidade de que o torcedor compareça em massa, o que seria importante. Quando eu fui jogador, atuei algumas vezes no Pacaembu, inclusive fazendo alguns gols", recorda
Oliveira lembra que o jogo é decisivo para as pretensões do Palmeiras no Campeonato e que uma vitória pode deixar a equipe entre os quatro primeiros colocados do torneio, na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.
"Em casa, o time tem sido um pouco mais constante, mais regular. Ela tem sido nossa aliada. O que estamos em busca neste campeonato é de uma regularidade maior", afirma.
2862 visitas - Fonte: UOL Esportes