A vitória importante sobre o Grêmio no sábado, associada às derrotas dos rivais Flamengo e São Paulo, na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez com que o Palmeiras conquistasse uma vaga no G-4 pela terceira vez no torneio. Nas últimas três rodadas, foram três vitórias (Figueirense, Fluminense e Grêmio) que fizeram com a equipe saltasse do meio da tabela para ocupar um posto entre os quatro melhores. "É difícil pensar no título, mas vamos fazer o nosso trabalho para manter nossa posição no G-4", diz o meia Robinho, um dos melhores na vitória do último sábado no Pacaembu. Veja algumas razões da arrancada da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro:
1. O melhor ataque do Brasileirão
Com 48 gols marcados, o Palmeiras é dono do melhor ataque. Esse excelente desempenho vem compensando as falhas defensivas. A defesa já levou 30 gols. Nas últimas dez partidas, o time só não levou gol no triunfo contra o Figueirense, em casa. "O Palmeiras sempre será um time ofensivo, que vai atacar bastante. Contra o Grêmio, conseguimos um equilíbrio com a defesa e demos poucas chances ao Grêmio", diz o técnico Marcelo Oliveira.
Palmeirenses celebram gol contra o Grêmio: time está no G-4
2. Vitória fora de casa
A goleada sobre o Fluminense, por 4 a 1, no Maracanã, na última quarta-feira, fez com que o Palmeiras melhorasse seu desempenho como visitante, algo fundamental no Brasileirão. Com o triunfo - o primeiro depois de cinco derrotas fora de seus domínios -, o Palmeiras conseguiu embalar e consolidar a sequência de três vitórias seguidas. As próximas rodadas representam um desafio nesse quesito. O Palmeiras vai enfrentar o São Paulo, no Morumbi, e a Chapecoense, em Santa Catarina.
Lucas Barrios pediu para trocar o número de sua camisa (10 para 8) e anotou três gols no Maracanã
3. A força da bola aérea
O Palmeiras é o clube que mais gols de cabeça fez no Brasileirão. Foram 18 ao todo. Os craques das jogadas aéreas são o argentino Cristaldo, Dudu, Leandro Pereira, Rafael Marques, que marcaram duas vezes. Com o gol marcado contra o Grêmio, o zagueiro Vitor Hugo chegou ao terceiro gol de cabeça pelo Palmeiras no Brasileirão. "Essa jogada é forte para nós. Vamos continuar apostando nessa característica", diz o técnico Marcelo Oliveira.
4. O apoio da torcida
Quando joga em casa, o Palmeiras é empurrado pela força de sua torcida e ataca o tempo todo. Foi assim no triunfo sobre o Flamengo (4 a 2), no empate diante do Corinthians (3 a 3) e na vitória apertada sobre o Joinville (3 a 2). Mesmo atuando no Pacaembu por causa da cessão do Allianz Parque para a realização de um show, o time contou com bom público. Foram mais de 23 mil pagantes.
Torcida do Palmeiras tem sido um diferencial na boa campanha do time
5. As opções do elenco
As 25 contratações que o Palmeiras fez na temporada mostram sua eficiência. Mesmo diante da ausência de titulares, a equipe não tem grandes oscilações táticas. Thiago Santos, por exemplo, vem substituindo bem o volante Gabriel, que só voltará no ano que vem. Após a suspensão de Dudu no Brasileirão, Rafael Marques recuperou seu espaço e foi importante nas vitórias sobre Fluminense e Grêmio. No ataque, enquanto Barrios esteve machucado, Alecsandro foi relativamente bem.
Em cruzamento desviado, Lucas abriu o placar para o Palmeiras no clássico diante do Corinthians
6783 visitas - Fonte: Estadão