Lateral-direito comemora gol contra o Avaí (Foto: Ari Ferreira)
Com a palavra: José Aníbal, Psicólogo do Esporte que trabalha com Lucas
Nosso trabalho é para que o jogador tenha as melhores condições possíveis para tomar a melhor decisão no jogo. Você treina as habilidades para o atleta estabelecer controle da atenção por um tempo definido. Envolve muito a leitura de jogo, a tomada de decisão no momento decisivo.
A gente precisa intensificar o treinamento de concentração de atenção. Nos trabalhos o atleta visualiza situações críticas de jogo, ou monta-se um roteiro. Uma situação cara a cara com o goleiro, ou algo específico. A partir disto se avalia a leitura do jogador, onde está a dificuldade dele. Isto vai orientando o controle de atenção, a tomada de decisão do jogador. Treinamos habilidades da psicologia.
Nós trabalhamos em três frentes. Primeiro, assisto ao jogo, faço minha análise, que não é técnica, mas sobre os processos de concentração de atenção, tomada de decisão, do desempenho psicológico. Conversamos, e definimos nossos treinamentos. Fazemos o controle de respiração, que podem ajudar a tranquilizar, fazer a modulação do sistema nervoso, e testes de reação do corpo em situações de tomada de decisão, como frequência cardíaca, por exemplo.
Às vezes você precisa tomar uma decisão arriscada, e trabalhamos para saber como o jogador reagirá a isso. Estando com as melhores condições psicológicas a possibilidade de ter sucesso nisto aumenta. Este trabalho, porém, depende muito da parte física e tática. É preciso estar bem em todas as frentes.
3063 visitas - Fonte: LanceNet!