Quatro jogos abrem as quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Há quase sempre, em confrontos de duas partidas, a possibilidade do time forte exercer, no conjunto da obra, a superioridade sobre o fraco. Existe um equilíbrio entre dois adversários, o Inter e o Palmeiras, e uma distância considerável nos outros três duelos, de Grêmio, Santos e São Paulo para respectivamente Fluminense, Figueirense e Vasco, levando-se em conta a tabela atual do Brasileiro.
Há também, no entanto, mais dois aspectos que devem ser considerados para a definição das semifinais: uma flagrante irregularidade no desempenho das oito equipes e o fato do mata-mata obrigá-las a mudar planejamentos e conceitos, dado que empates e até derrotas, dependendo das circunstâncias, podem ser bons resultados. Para prová-lo na prática, basta lembrar que os dois primeiros colocados do Brasileiro, Corinthians e Atlético-MG, e que mostram hoje também o melhor futebol do país, foram eliminados sem contestação na Copa do Brasil.
Na teoria, os times que jogam em casa têm obrigação de ganhar, o que deverá deixá-los expostos. Logo, se a estratégia de se lançar ao ataque falhar, os adversários poderão construir resultados irreversíveis na volta. Na realidade, isto é o óbvio, mas quando se repete que há uma instabilidade geral, tal fato ganha cores diferentes. É curioso notar que Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo têm sido mais poderosos atuando em casa do que seus adversários de hoje, o que leva a crer que são os favoritos nos confrontos, embora todos os protagonistas destas quartas de final tenham o hábito de perder quando jogam fora.
Na realidade, há na prática um círculo vicioso nesta análise, pois os prós e contras se aproximam. Quem tiver por gosto apostar dinheiro, correrá todos os riscos nesta etapa da competição. E é interessante destacar ainda que a Copa do Brasil é pródiga em tornar clubes médios em campeões.
Mas é possível afirmar que Grêmio e Palmeiras, notadamente, e até o Vasco, penúltimo no Brasileiro, vivem momento melhor. E que dos quatro duelos, Figueirense e Santos é sem dúvida o mais imprevisível de todos.
3945 visitas - Fonte: LanceNet!