Do drone ao mercado: tecnologia muda o futebol do Palmeiras em 2015

25/9/2015 08:13

Do drone ao mercado: tecnologia muda o futebol do Palmeiras em 2015

Clube investe em departamento de estatística e ganha respaldo para montar elenco forte e monitorar tudo sobre o futebol nacional

Do drone ao mercado: tecnologia muda o futebol do Palmeiras em 2015

Programa usado pelo departamento de estatísticas do Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber)



O departamento de futebol do Palmeiras foi completamente reestruturado no início deste ano. Após quase ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro em 2014, o Verdão contratou Alexandre Mattos, diretor de futebol consagrado no Cruzeiro bicampeão nacional, e saiu em busca de reforços. Programa de sócio-torcedor crescendo mais do que nunca, arena sempre lotada, 25 novos jogadores... E um discreto mas fundamental departamento de estatística para monitorar tudo o que acontece dentro e fora de campo. No Verdão e em todos os adversários.



Rafael Costa, Gustavo Nicoline e Gabriel de Oliveira podem não ser nomes conhecidos pela torcida, mas foram primordiais na montagem do elenco que hoje está no G-4 do Campeonato Brasileiro e nas quartas de final da Copa do Brasil. Estudiosos do futebol, os três se dividem entre vídeos, aplicativos e todas as estatísticas imagináveis em uma sala na Academia de Futebol que tem, literalmente, informações por todos os cantos.



– Após os jogos do Palmeiras, fazemos todo o scout (registro de informações) em vídeo, em imagens abertas, para ver posicionamento, onde está errando e onde está acertando. Dos adversários, como eles jogam, em que sistema, onde pode ter uma deficiência que podemos aproveitar durante a partida – explicou Rafael, que inaugurou o departamento em 2010. Gustavo e Gabriel, que é filho de Oswaldo de Oliveira, chegaram neste ano.



Durante os jogos do Palmeiras, cada membro do departamento utiliza um tablet, devidamente equipado com um aplicativo de estatísticas de futebol, para "mapear" o duelo. Aconteceu um cruzamento próximo à grande área pelo lado esquerdo? Ele estará registrado precisamente naquele local. Uma falta no círculo do meio-campo? Também. O sistema gera um relatório automático e, já no intervalo, todas as informações estão à disposição de Marcelo Oliveira.



O monitoramento dos treinos é igualmente profundo. Todos os trabalhos, especialmente os táticos, são gravados com uma câmera e também com o auxílio de um drone. As imagens aéreas facilitam a visualização do posicionamento da equipe e permitem que Marcelo ilustre para os atletas como quer que cada um jogue.





Departamento de estatísticas do Palmeiras tem ajudado comissão técnica e diretoria (Foto: Rodrigo Faber)



Nas paredes da sala utilizada pelo trio, os elencos de todos os clubes da Série A, com os jogadores devidamente divididos por posições. Nas televisões e nos três computadores, partidas de futuros adversários. Eles monitoram todas as informações de dentro do campo, como quantos chutes determinado atacante acertou ou por que lado certo time dá mais liberdade na defesa. Tudo para tornar a vida do técnico – e também dos jogadores – mais fácil.



– Fazemos meio que em período integral. Às vezes estamos em casa, se está passando um jogo, ou um VT mesmo, estamos assistindo. É o tempo todo de futebol. Às vezes nossas esposas até reclamam, mas só assistimos jogo – completou, entre risos.





Drone usado pelo departamento de estatísticas do Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber)



A lesão sofrida pelo volante Gabriel, um dos jogadores mais regulares do Palmeiras no ano, ocorrida no início de agosto, é um exemplo prático de como o departamento de estatística é relevante para a manutenção de um elenco forte. Assim que soube que o jogador, sem um substituto à altura no grupo, só voltaria em 2016, Alexandre Mattos foi ao mercado com o respaldo das informações fornecidas pelo trio. 20 dias depois, Thiago Santos, do América-MG, estava contratado.



O mesmo aconteceu com Lucas Barrios. Em busca de um centroavante, o paraguaio, que estava vinculado ao Spartak Moscou, teve toda sua carreira analisada em números: número de finalizações, gols, minutos jogados, situação física, histórico de lesões... Em meio a uma lista de possíveis reforços, tornou-se a opção mais viável e foi contratado durante a Copa América.



Ao final da temporada, os três reunirão todos os dados coletados ao longo dos últimos meses e, de acordo com a orientação da diretoria, apresentarão os possíveis reforços para o Palmeiras com uma lista detalhada e todas as estatísticas necessárias para análise de Alexandre Mattos e Cícero Souza, os dois responsáveis diretos pelo futebol do clube.



A sala do departamento de estatística ainda é improvisada, mas a tendência é que o trabalho, que vem rendendo frutos para o clube, aumente. Um novo espaço está sendo construído e há possibilidade do grupo aumentar de três para até seis pessoas. Um cenário de sonhos para Rafael Costa, que acumulou todas as funções sozinho durante quatro anos.



– Às vezes brincam que me mandaram para a guerra sem arma (risos). Esse apoio de tecnologia, investimento, eu não tive nos outros quatro anos. Dessa vez temos equipamento, material humano para trabalhar e não perdemos para nenhum clube, estamos bem estruturados – avaliou.





Quadro no departamento de estatísticas do Palmeiras mostra também os adversários (Foto: Rodrigo Faber)







5454 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Sáb - 20:30 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Novorizontino

Paulista

Qua - 21:35 - Urbano Caldeira
1 X 2
Santos
Palmeiras