Fundada por imigrantes italianos apaixonados por futebol, a Sociedade Esportiva Palmeiras sempre se orgulha em exaltar suas origens. Com intuito de estreitar o relacionamento e pensar ações voltadas à grande comunidade ítalo-brasileira, o Verdão recebeu nesta sexta-feira (25) o cônsul geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, na Academia de Futebol. Na visita, ele pôde conhecer as instalações do futebol do clube e conversar com o presidente Paulo Nobre.
O encontro foi agendado através do Departamento de Cultura e Arte do Palmeiras, e também teve a presença do diretor geral da língua italiana no Consulado Italiano do Brasil, Augusto Bellon – os dois foram presentados com kits e camisas oficiais do Palmeiras. No vestiário da Academia de Futebol, Michele Pala ainda pôde tirar fotos com a Taça Libertadores da América, em exposição, e o armário “aposentado” em homenagem a São Marcos.
Michele Pala conheceu as dependências da Academia de Futebol do Verdão nesta sexta-feira (25)
“O símbolo da italianidade em São Paulo, no esporte, com certeza é o Palmeiras. Tive uma conversa com o presidente Paulo Nobre, e pude sentir a paixão que ele nutre pela Itália. Isso representa a alma italiana do Palmeiras, dos brasileiros, a contribuição dos italianos na construção do Estado de São Paulo. Isso se reflete no esporte e, como italianos, sentimos ainda mais orgulho em ter um time como o Palmeiras”, declarou o cônsul italiano em São Paulo.
“É uma honra receber um cônsul na Academia de Futebol, especialmente da Itália, pela nossa identidade. O palmeirense tem muito orgulho de suas origens, e as portas do Palmeiras estão sempre abertas a parceiros como o Michele”, disse o presidente Paulo Nobre.
Na visita, também se discutiu a possibilidade de o Palmeiras sediar futuramente, após o término das reformas na sede social do clube, eventos ligados à Semana da Língua Italiana no Mundo. O evento é realizado anualmente com exposições, workshops, conferências e exibições com o objetivo de promover o idioma italiano como língua de cultura clássica e contemporânea no mundo.
“Eu agradeço o convite do Palmeiras para conhecer a Academia de Futebol. Já assisti a diversos jogos no Allianz Parque, fui convidado para a festa dos 100 anos do clube no ano passado, mas ainda não tinha entrado no centro de treinamento, onde acontece o dia a dia. Então para mim é uma grande honra fazer isso hoje, tomando em conta esse laços históricos entre a comunidade italiana e o time dos italianos em São Paulo”, completou Pala.
11235 visitas - Fonte: Site Oficial