Locomoção difícil nas arquibancadas do estádio é listada pela PM como justificativa (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)
A morte do carioca Flávio Mendes, torcedor do Fluminense que veio a São Paulo para acompanhar a semifinal da Copa do Brasil e, após passar mal no setor de visitantes do estádio, foi a óbito apesar do atendimento na Santa Casa de Misericórdia da cidade, provocou uma discussão em termos de acessibilidade no novo Palestra Itália. Em depoimento à ESPN, a corporação da Polícia Militar negou omissão no atendimento ao torcedor de 51 anos e detalhou o protocolo adotado, citando a dificuldade de locomoção nas arquibancadas como um obstáculo.
“Neste ínterim, a patrulha policial que estava no local tomou as providências de suporte para o trabalho dos socorristas, tais como o afastamento de pessoas para manter o ambiente arejado, o isolamento do local critico, o acalento da vítima e a liberação do processo para a chegada dos socorristas. A equipe de socorro não tardou a chegar ao local”, detalhou. ” A patrulha reportou ao comandante do policiamento as dificuldades encontradas pela equipe de socorro em posicionar corretamente o paciente na maca em razão do pequeno espaço existente na arquibancada devido à presença das cadeiras”, seguiu.
A PM rebateu as acusações dos familiares da vítima, que relataram a demora no atendimento médico ainda nas dependências do estádio. Pelo lado da Polícia Militar, no entanto, todos os processos foram tomados de acordo com a situação. “De imediato, foi contatado o oficial que se encontrava no Centro de Controle Operacional do estádio, que permite o acionamento a diversos órgãos envolvidos na organização do evento, para que informasse o ocorrido à equipe de socorristas”, explicou a corporação.
Encaminhado ao posto de atendimento médico do estádio, e depois ao hospital, Flávio Mendes, de 51 anos, não resistiu às complicações clínicas e faleceu no início da tarde da última quinta-feira, em São Paulo.
Por meio de um perfil no Facebook, a administração do estádio lamentou o falecimento do torcedor tricolor e citou que o socorro ao paciente foi realizado tanto pelos brigadistas quanto pela equipe de serviços médicos contratada pelo Palmeiras para a realização do jogo. “Entre o primeiro alerta que o torcedor passava mal e a chegada da primeira equipe ao local, passou-se menos de um minuto (40 segundos, conforme pôde ser comprovado pelo sistema de segurança da arena). Quando deixou as dependências do estádio, em UTI móvel, o torcedor já estava monitorado e medicado”, relatou o comunicado.
Confira na íntegra o comunicado da administração do Allianz Parque sobre o caso:
O Allianz Parque lamenta o falecimento de Flávio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, 29, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mendes passou mal nas dependências da arena, logo após a partida Palmeiras x Fluminense, realizada na quarta-feira, 28, pela semifinal da Copa do Brasil.
O atendimento ao torcedor fluminense foi realizado pelos brigadistas e pela equipe de serviços médicos contratada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, para a operação do jogo.Cabe informar que, entre o primeiro alerta de que o torcedor passava mal e a chegada da primeira equipe ao local, passou-se menos de um minuto (40 segundos, conforme pôde ser comprovado pelo sistema de segurança da arena). E que, quando deixou as dependências do estádio, em UTI Móvel, o torcedor já estava monitorado e medicado.
Em que pese o fato de a operação em dias de jogos caber à Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe do Allianz Parque está constantemente de prontidão e à disposição.
2913 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva