Zé Roberto ou Egídio? Palmeiras vai melhor com veterano, mas leva mais gols

14/11/2015 08:10

Zé Roberto ou Egídio? Palmeiras vai melhor com veterano, mas leva mais gols

Zé Roberto ou Egídio? Palmeiras vai melhor com veterano, mas leva mais gols

Zé Roberto em ação pelo Palmeiras: sete gols em 45 jogos pelo clube



Zé Roberto já mostrou, ao longo dos 21 anos de carreira, que é um jogador versátil. Não à toa, o atleta é escalado na lateral esquerda ou no meio-campo do Palmeiras. Na disputa com Egídio por uma vaga pelo lado do campo, o veterano leva a melhor. Pelo menos nos números.



No total, Zé Roberto entrou em campo oito vezes como titular da equipe, em jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento alviverde é de 58,3%.



Egídio, por sua vez, atuou desde o início em 28 oportunidades, também pelas duas competições -- o Palmeiras conquistou 51,2% dos pontos.



A média de gols da partida, com Zé Roberto, também é maior. O Palmeiras marcou 18 gols (média de 2,25) e sofreu 15 (média de 1,88). Quando Egídio atua pelo setor, a força do ataque diminui. São 44 gols em 28 jogos (1,57 por confronto). Já a defesa levou 30 gols, com média inferior à do time com Zé Roberto: 1,07 gol por jogo.



Nesta sexta-feira, Zé Roberto, aos 41 anos, disse que sente mais o cansaço quando atua na lateral. Segundo ele, no meio-campo, é possível encontrar atalhos ao escolher o melhor posicionamento em campo.



"Na lateral, com certeza, desgaste mais. A maioria das equipes joga no 4-2-3-1. Quem joga como meia, na ponta, é rápido. A função primeira é marcar, para depois apoiar. Como sempre tive facilidade de apoio, sempre vou apoiar, porque é característica minha. É um pedaço do campo onde tem que estar bem próximo do zagueiro, marcando seu adversário. Com a bola, tem que ir para o ataque", afirmou o jogador.



O desempenho do Palmeiras, entretanto, cai quando Zé Roberto atua no meio-campo. No Brasileirão, foram 15 jogos, com seis vitórias, três empates e três derrotas. O aproveitamento é 46,7%.



Trunfo na Copa do Brasil



Nos últimos três jogos da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira optou por Zé Roberto na lateral. O time venceu dois jogos: eliminou o Inter ao fazer 3 a 2 no Allianz Parque e despachou o Fluminense ao vencer por 2 a 1 em casa. No Rio, o Palmeiras perdeu, mas Zé marcou o único gol alviverde no Maracanã.



Com a chegada de Marcelo Oliveira, Zé passou a ser escalado no meio-campo com mais frequência. Egídio, que disputou sua primeira partida na primeira rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG, ganhou a posição ainda com Oswaldo e se consolidou por ali com Marcelo.



Ainda em junho, após a estreia pelo clube, o atual treinador do Palmeiras disse que a ideia era escalar o jogador em várias situações, sem deixá-lo fora da equipe.



"Meu conceito é que todos são muito importantes. Eventualmente vou usar um jogador de parte ofensiva, às vezes com melhor marcação. O Zé Roberto é fundamental no processo, pela capacidade física e técnica, pela liderança. Vou usá-lo à medida da convicção de time. Vai sempre nos ajudar", disse Marcelo.


3783 visitas - Fonte: UOL Esportes

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade