Marcos Assunção comemora gol do Palmeiras contra o Coritiba (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
O Palmeiras conquistou sua primeira Copa do Brasil em 1998, ao derrotar o Cruzeiro na decisão. O time comandado por Luiz Felipe Scolari, que contava com estrelas como Paulo Nunes e Oséas, além da base que conquistaria a Libertadores no ano seguinte, faturou o título em casa.
O Palmeiras, no entanto, não teve tarefa fácil, já que perdeu o jogo de ida por 1 a 0, com gol de Fábio Junior. Porém, na partida de volta, no Palestra Itália, o Verdão derrotou a equipe mineira por 2 a 0, com gols de Paulo Nunes e Oséas, este aos 44 minutos do segundo tempo.
A campanha do time treinado pelo técnico do Penta do Brasil teve seis vitórias em 12 jogos. Na trajetória do time na competição, o Verdão eliminou o Ceará, Botafogo nas oitavas de final, Sport nas quartas de final e o rival Santos nas semifinais.
Apesar de 2012 ter marcado mais um rebaixamento do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o Verdão conquistou pela segunda vez a Copa do Brasil e novamente com Luiz Felipe Scolari no banco. O time paulista derrotou o Coritiba na decisão e levantou o caneco.
Na grande final, o Palmeiras derrotou o Coxa no primeiro, em São Paulo, por 2 a 0, abrindo boa vantagem para a partida de volta, que aconteceria em Curitiba. Neste confronto, o empate de 1 a 1 deu o bicampeonato da competição ao Verdão;
No torneio, o Palmeiras teve oito vitórias em 11 jogos. Na campanha, o alviverde passou pelo Coruripe, Horizonte, Paraná, Atlético-PR e Grêmio, até chegar a final.
5670 visitas - Fonte: Globo Esporte