Da frieza de Prass à loucura de Dudu: os candidatos a herói do Palmeiras

2/12/2015 11:10

Da frieza de Prass à loucura de Dudu: os candidatos a herói do Palmeiras

Verdão precisa de vitória por dois gols para ficar com o título da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Clube busca tricampeonato do torneio mata-mata

Da frieza de Prass à loucura de Dudu: os candidatos a herói do Palmeiras

Quem será o herói da final? Candidatos não faltam (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



As horas que antecedem a decisão de um campeonato intrigam os torcedores. Quem fará o gol do título? Quem será o herói? E o vilão? Nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), Palmeiras e Santos decidem a Copa do Brasil na arena do Verdão. Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, o time comandado por Marcelo Oliveira precisa vencer por dois gols para ficar com o título.



Nesta Copa do Brasil, o Palmeiras acumula diversos protagonistas. Nas oitavas de final, Gabriel Jesus deu show no Mineirão, marcou dois gols e fez o Verdão passar pelo Cruzeiro com duas vitórias. Nas quartas, o pouco badalado Andrei Girotto fez, de cabeça, o gol que eliminou o Internacional. Na semi, brilharam as estrelas de Lucas Barrios, autor de dois gols no jogo de volta, e de Fernando Prass, que defendeu pênalti de Gustavo Scarpa e colocou a equipe na final.



Com Gabriel Jesus como única dúvida – caso ele não jogue, por conta de uma luxação no ombro esquerdo, Rafael Marques será o titular –, o GloboEsporte.com traçou o perfil de cada um dos possíveis titulares do Palmeiras na noite desta quarta-feira. Quem pode ser o novo Oséas, herói do título de 1998? Ou o próximo Betinho, homem do gol redentor em 2012?



FERNANDO PRASS



Prass foi decisivo ao defender penalidades nas semifinais do Paulistão e da Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)



O goleiro ganhou a torcida do Palmeiras ao ajudar a eliminar o Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista defendendo dois pênaltis. Na semifinal da Copa do Brasil, voltou a virar herói: pegou a cobrança de Gustavo Scarpa e foi um dos principais responsáveis por colocar o Verdão na briga pelo título. Vitória palmeirense por um gol de diferença nesta quarta-feira leva a decisão da taça às penalidades. A ótima atuação no jogo de ida impediu que a vantagem do Santos fosse maior, e a confiança dos alviverdes na experiência de Prass é muito grande.



joão pedro



João Pedro tem a missão de substituir Lucas (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Promovido à categoria profissional quando o Palmeiras brigava contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, no ano passado, o garoto de 19 anos encara mais um grande desafio na carreira. Substituirá Lucas, um dos jogadores mais regulares do elenco, que está suspenso para o jogo de volta da final. A temporada não foi das melhores para João Pedro, mas um trabalho seguro no duelo decisivo desta quarta pode recuperar a confiança da torcida.



jackson



Jackson convenceu Marcelo Oliveira e termina o ano como titular (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



A defesa foi o setor mais problemático do Palmeiras ao longo da temporada. Marcelo Oliveira demorou para definir quem seria o parceiro de Vitor Hugo. Jackson assumiu o posto e terminará o ano na equipe titular. Na Vila Belmiro, apesar da derrota alviverde por 1 a 0, demonstrou firmeza na marcação ao forte ataque do Santos e quase abriu o placar no início da partida. A boa saída de bola é fundamental para o Verdão nesta decisão.



vitor hugo



Vitor Hugo é titular absoluto do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



A consistência defensiva e o poder no jogo aéreo renderam não somente uma vaga absoluta entre os titulares, mas uma extensão de contrato até 2020 para o zagueiro. Contratado do América-MG, mostrou que seu perfil vai muito além do jeito extrovertido mostrado nas entrevistas ao longo do ano. Com sete gols marcados e um cabeceio preciso, tem grande potencial para ajudar o Verdão a conquistar o título.



zé roberto



Zé Roberto levantará a taça caso o Verdão conquiste o título (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Dispensa apresentações. Aos 41 anos e dono da faixa de capitão, é o símbolo de liderança do elenco alviverde. Apesar de algumas dificuldades na marcação, é importantíssimo no momento mais decisivo da temporada, com jogadores jovens ao lado e nervos à flor da pele em ambos os times. Os cruzamentos nos contra-ataques devem fazer diferença.



matheus sales



Matheus Sales subiu do time sub-20 e será titular na decisão (Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras)



Uma “grata surpresa”, como definiu o técnico Marcelo Oliveira. Promovido do sub-20 pela ausência de Thiago Santos, que não pode jogar a Copa do Brasil por já ter disputado o torneio pelo América-MG, não se assustou com a pressão e mostrou personalidade na função mais defensiva do meio-campo. Acabou substituído na Vila Belmiro por ter recebido cartão amarelo no primeiro tempo, mas ganhou novo voto de confiança do comandante alviverde. O confronto desta quarta-feira, sem dúvida, é o mais importante da sua carreira.



arouca



Arouca é ponto de equilíbrio do meio-campo palmeirense (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Fora dos dois jogos contra o Fluminense na semifinal, por conta de um problema no joelho, é uma das peças mais fundamentais da equipe pelo equilíbrio entre marcação e avanços ao ataque. A ausência de Gabriel, que só voltará em 2016, o prejudica, mas sua importância tática é grande. Conquistou a Copa do Brasil pelo Fluminense, em 2007, e pelo Santos, em 2011. Se há alguém que conhece bem o caminho para o título é Arouca.



ROBINHO



Robinho tem a missão de armar o ataque do Verdão (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Foi o primeiro a ganhar uma placa na arena do Palmeiras, pelo golaço de cobertura em Rogério Ceni no Campeonato Paulista deste ano. Principal meia de criação do elenco, tem como missão municiar um ataque que precisará trabalhar muito para inverter a vantagem do Santos. Uma boa atuação dele é parte fundamental do que o Verdão fará em campo nesta quarta.



DUDU



Dudu cresceu no segundo semestre e tem a confiança da torcida (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Intenso. Determinado. Louco. Chame do que quiser: o atacante é um dos que mais demonstram em campo o peso da camisa palmeirense. Pivô de polêmica no Campeonato Paulista, quando se envolveu em confusão com a arbitragem e acabou punido pelo STJD, o camisa 7 é querido pela torcida pelo estilo agressivo e pelas comemorações exaltadas. Cresceu muito de produção no segundo semestre e é uma arma de Marcelo Oliveira para inverter a vantagem santista.



GABRIEL JESUS



Gabriel Jesus é tão importante que o técnico o aguarda até o último momento (Foto: Marcos Ribolli)



Sua primeira chance como titular entre os profissionais foi na Copa do Brasil: empate por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, na segunda fase. Seu primeiro gol marcado pelo Palmeiras também foi na Copa do Brasil: 1 a 0 sobre o ASA, vitória que colocou o Verdão nas oitavas de final da competição, contra o Cruzeiro. Diante do time mineiro, deu um show no Mineirão, com dois gols marcados, e ganhou até música da torcida. Um problema no ombro esquerdo preocupa, mas o técnico Marcelo Oliveira vai esperar até o último momento, dada a importância do jogador.



RAFAEL MARQUES



Rafael Marques será o substituto de Gabriel, caso o garoto não possa jogar (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)



Mesmo na reserva, é o artilheiro do Palmeiras nesta temporada, com 15 gols marcados. Desde a época de Botafogo, é conhecido por marcar gols em clássicos – como já fez contra Corinthians e São Paulo em 2015. Provocou a torcida do Santos, a quem chamou de “meia dúzia de gatos pingados” e será o substituto de Gabriel Jesus, caso este não tenha condições de entrar em campo. Sem saber se permanecerá no clube, pode ter nesta final a chance de ganhar o carinho eterno da torcida.



LUCAS BARRIOS



Lucas Barrios: o homem-gol do Verdão (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



Foi decisivo contra o Fluminense, no jogo de volta da semifinal, com dois gols marcados. Centroavante de origem, sabe se posicionar dentro da área e tem experiência internacional como poucos nesta decisão. Protagonista do lance mais polêmico no jogo de ida, que gerou reclamações do clube por um pênalti não marcado, sabe aliar calma com a bola nos pés e explosão na medida certa para um atacante.


6786 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade