Internacional é o atual 5º colocado do Campeonato Brasileiro
Disputado por Internacional, Sport, Cruzeiro e Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro, o "Troféu 5º Lugar" traz um misto de alegria e tristeza para o time que conquistá-lo. Afinal, ele poupa a equipe de algumas partidas no ano seguinte, dando um alívio no sempre apertado calendário, mas ao mesmo diminui a renda do time e a chance de entrosar o time no início da temporada.
Explica-se: o 5º colocado do Brasileirão não se classifica para a Libertadores, mas também fica de fora das três primeiras fases da Copa do Brasil, assim como acontece com os clubes que disputam o torneio continental.
Como entra direto nas oitavas de final, o clube que terminar o Nacional em 5º pode ser poupado até de seis jogos no ano, caso jogue ida e volta nas fases anteriores do torneio mata-mata. Sobram, com isso, as famosas "semanas livres" que os treinadores tanto pedem, quando os "professores" têm tempo para trabalhar a equipe sem jogos nos meios de semana.
Isso, porém, também tira do clube a possibilidade de conquistar boas rendas na Copa do Brasil, principalmente na primeira fase, quando os grandes clubes do futebol nacional costumam visitar outras regiões do país, em duelos que geralmente contam com estádios lotados. E também a chance de azeitar o time com jogos oficiais.
Nesta temporada, aliás, o "Troféu 5º Lugar" pode virar "Troféu 6º Lugar", caso o Santos vença a Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, e acabe o Nacional na 5ª posição. Com isso, o 6º colocado na tabela irá ser poupado das três primeiras fases da Copa do Brasil no ano que vem.
Foi o que aconteceu com o Fluminense em 2014 (o quinto foi o Atlético-MG, que foi à Libertadores como campeão da Libertadores). O time carioca não disputou a Libertadores, mas entrou somente nas oitavas de final da Copa. do Brasil O clube das Laranjeiras eliminou o Paysandu e Grêmio antes de cair para o Palmeiras, na semifinal. E decepcionou tanto no Carioca quanto no Brasileiro.
3018 visitas - Fonte: ESPN