Com apenas três confrontos em toda histórias, Palmeiras e Sampaio Corrêa irão duelar nesta quarta-feira (07), no estádio Castelão, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. Será o primeiro encontro entre as agremiações desde 1992, quando se encontraram também na competição nacional – à época, o Verdão avançou após duas vitórias: 1 a 0, fora de casa (tento anotado por Tonhão), e 4 a 0 em São Paulo (Sorato, duas vezes, Carlinhos e Paulo Sérgio balançaram as redes).
O outro jogo entre Palmeiras e Sampaio Corrêa aconteceu em abril de 1976. O Alviverde aplicou uma sonora goleada por 6 a 0, gols de Escurinho (2) e Toninho Catarina (4). Este foi o primeiro jogo entre os times na história.
Além do Sampaio Corrêa, o Verdão enfrentou apenas mais uma equipe do Maranhão, o Moto Club. O duelo aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1978, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, e o time da casa venceu por 1 a 0.
Na última partida entre as equipes, na vitória palmeirense por 4 a 0 em 1992, o Palmeiras foi a campo com Carlos, Marques, Toninho, Edinho Baiano e Biro; Galeano, César Sampaio (Gilson) e Daniel Frasson; Carlinhos, Paulo Sérgio e Sorato. O técnico era Nelsinho Baptista.
Há 22 anos, Verdão venceu Sampaio Corrêa no Maranhão
No único confronto disputado entre as equipes com o mando de campo dos maranhenses, o Verdão venceu por 1 a 0, em pleno estádio Castelão, em São Luís. O jogo era válido pela primeira fase da Copa do Brasil de 1992 e Tonhão marcou o tento da vitória.
Meses antes da partida, o Palmeiras havia acabado de selar a histórica parceria com a Parmalat, porém os reforços ainda não haviam sido contratados e o clube fez uma irregular campanha no primeiro semestre. Terminou sua participação no Campeonato Brasileiro de 1992 ainda em maio, no término da fase inicial, ficando na modesta 11ª posição. Sem mais partidas pelo Nacional, restaram apenas a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Em meio a toda essa desconfiança da torcida, os comandados de Nelsinho Baptista desembarcaram no Maranhão para realizar a primeira partida palmeirense na história do torneio, criado em 1989.
Ostentando o título de campeão maranhense de 1991, o Sampaio segurou bem o ataque alviverde formado por Sorato e Paulo Sérgio. Porém, após muita pressão dos paulistas, aos 25 minutos da segunda etapa, o zagueiro Tonhão foi mais feliz que o goleiro Juca Baleia e fez a festa dos palestrinos. No jogo de volta, o Palmeiras venceu por 4 a 0 e selou de vez a classificação para as oitavas de final.
14/08/1992
Sampaio Corrêa 0x1 Palmeiras
Copa do Brasil de 1992 – Primeira fase
Estádio: Castelão. São Luís-MA
Juiz: Luís Júlio de Oliveira (PA)
Palmeiras: Carlos; Marques, Toninho, Tonhão e Biro; César Sampaio, Daniel Frasson (Galeano), Carlinhos e Luís Henrique; Sorato e Paulo Sérgio (Gílson). Técnico: Nelsinho Baptista.
Sampaio Côrrea: Juca Baleia; Tarantini, Bado, Toninho e Catita; Zé Carlos, Marcelo Jorge e Dico (Zé Roberto); Ismael, Marcelo e Júlio César (Rogério). Técnico: Sandow Feques.
Gol: Tonhão (25’ do 2°T)
4461 visitas - Fonte: Site Oficial