Com chapéu e coberturas, Palmeiras "bate no peito" e se levanta em 2015

27/12/2015 09:57

Com chapéu e coberturas, Palmeiras "bate no peito" e se levanta em 2015

De três competições disputadas, equipe chega a duas finais e conquista uma, muito em função de grande reestruturação após uma temporada sofrível no ano anterior Por GloboEsporte.com São Paulo FACEBOOK TWITTER

Com chapéu e coberturas, Palmeiras

Zé Roberto e o troféu de 2015 (Foto: Marcos Ribolli)



Um ano depois de depender de outros resultados para não ser rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras encerrou 2015 com um título nacional (a terceira Copa do Brasil da história do clube), um vice-campeonato estadual, um estádio quase sempre cheio e muitos motivos para acreditar que a temporada que vem pela frente pode ser tão boa quanto ou melhor.

Para finalmente se tornar independente de Valdivia, a diretoria fez uma série de contratações, deixando rivais para trás no mercado. Com eles em campo, voltou a ser páreo duro em clássicos – que o digam os corintianos que estiveram em Itaquera, o são-paulino Rogério Ceni e o santista Ricardo Oliveira – e fez jus à preleção de Zé Roberto no primeiro jogo do ano.



Confira abaixo os momentos mais marcantes:



CONTRATAÇÕES:



Cícero Souza e Alexandre Mattos comandam o futebol do Verdão (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)



O mês de janeiro de 2015 foi bastante agitado no Palmeiras. Oswaldo de Oliveira, apresentado ainda em dezembro de 2014, recebeu a companhia de uma nova diretoria de futebol (Alexandre Mattos e Cícero Souza) e de diversas contratações. No total da temporada, 25 reforços chegaram ao Verdão.

O goleiro Aranha, os laterais Lucas, Egídio e João Paulo, os zagueiros Vitor Hugo, Jackson, Victor Ramos e Leandro Almeida, os volantes Gabriel, Arouca, Andrei Girotto, Thiago Santos e Amaral, os meias Robinho, Zé Roberto, Cleiton Xavier, Fellype Gabriel, Rafael Marques, Alan Patrick e Ryder Matos, e os atacantes Dudu, Barrios, Leandro Pereira, Alecsandro e Kelvin chegaram ao Palmeiras durante a temporada.



"O PALMEIRAS É GRANDE"





Zé Roberto foi uma das primeiras contratações do Palmeiras para 2015. Aos 40 anos, o atleta chegou ao clube para ser um dos principais nomes da reestruturação do Verdão. E, logo na primeira rodada do Campeonato Paulista, o jogador mostrou seu espírito de liderança com um discurso que marcou toda a temporada palmeirense. Da vitória contra o Audax, no dia 31 de janeiro, ao triunfo contra o Santos, no dia 2 de dezembro, o lateral-esquerdo bateu no peito e disse: "O Palmeiras é grande".



CHAPÉU ARTILHEIRO

A contratação de Dudu agitou o mercado brasileiro em janeiro. Disputado por São Paulo e Corinthians, o atacante acertou com o Palmeiras e virou motivo de provocação entre os torcedores. O primeiro gol do camisa 7 com a camisa alviverde saiu em Sorocaba (SP), na vitória por 1 a 0 sobre o São Bento. Cristaldo recebeu de Zé Roberto na direita e cruzou para o atacante completar de cabeça. Artilheiro do time na temporada, ele superou a expulsão na final do Paulistão, marcou dois gols na decisão da Copa do Brasil e fechou o ano com 16 no total.



GABRIEEEEEL



Oswaldo de Oliveira foi obrigado a conviver com a pressão de dar mais oportunidades ao jovem Gabriel Jesus, revelação das categorias de base do Verdão que havia disputado a Copinha. Mas, após a vitória contra o São Bernardo, no ABC, o treinador estourou e criticou um torcedor que estava posicionado atrás do banco de reserva palmeirense.

– É normal pedirem o Gabriel Jesus. Mas aquela voz estava se repetindo e me lembrou o filme dos Beatles, "Os Reis do Ie-Ie-Ié", com aquelas meninas gritando "inhééé, inhééé". Quando vi um careca, fortão, sem camisa, falei: "Meu irmão, toma vergonha na cara, rapaz! Vai arrumar o que fazer!". Isso prejudica o menino, fica esse êxtase. A gente precisa ter calma. O Gabriel é regular. Calma, deixa o cara crescer. Parece a beatlemania – desabafou o treinador.



ROBINHO X CENI, PARTE 1







FESTA EM ITAQUERA

Após vencer o Botafogo (SP), o Palmeiras foi para Itaquera disputar com o Corinthians uma vaga na decisão do Campeonato Paulista. Depois de Victor Ramos abrir o placar no início do jogo, o time de Oswaldo de Oliveira viu os donos da casa virarem o marcador antes do intervalo. Na segunda etapa, o Verdão foi para o ataque e chegou ao empate, com Rafael Marques. Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela de Fernando Prass, que defendeu cobranças de Elias e Petros. Os palmeirenses festejaram o fato de terem eliminado o rival em Itaquera, no primeiro confronto decisivo válido entre os dois na casa corintiana.



PRIMEIRA FINAL



Palmeiras ficou com o vice-campeonato paulista em 2015, ao perder nos pênaltis (Foto: Marcos Ribolli)



O Verdão foi para a Vila Belmiro com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Mas, na casa santista, o Peixe conseguiu aproveitar o fator casa para fazer 2 a 1 e faturar o título do Campeonato Paulista nas cobranças de pênaltis. O troco alviverde viria sete meses depois...



VITÓRIA CONTRA O CORINTHIANS



Pouco mais de um mês depois da semifinal do Paulistão, Palmeiras e Corinthians se reencontraram em Itaquera. E a festa foi alviverde mais uma vez. Com uma grande atuação, o Verdão não deu chance ao rival e venceu por 2 a 0, gols de Rafael Marques e Zé Roberto. O clássico foi também a última partida de Valdivia com a camisa do Palmeiras.



SAÍDA DE OSWALDO DE OLIVEIRA



Oswaldo de Oliveira foi demitido no início de junho (Foto: Ale Vianna/Eleven/Estadão Conteúdo)



A irregularidade do Palmeiras nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro acabou derrubando Oswaldo de Oliveira. Após a derrota para o Figueirense, em Florianópolis, na sexta rodada, o treinador não suportou a pressão e acabou demitido. Após o anúncio do presidente Paulo Nobre, na Academia de Futebol, Oswaldo apareceu de surpresa na sala de imprensa para falar sobre a sua saída.......

– Sempre defendi que trabalho precisa ter começo, meio e fim. Não houve unanimidade e foi tudo por terra aquilo que estávamos planejando. Infelizmente, estou aqui pela última vez e lamentando muito a interrupção do trabalho – disse o técnico, na ocasião.



GOLEADA CONTRA O SÃO PAULO

Após estrear com derrota para Grêmio, em Porto Alegre, Marcelo Oliveira viu o Palmeiras ter uma atuação de gala em sua primeira partida na arena alviverde. Contra o São Paulo, o Verdão atropelou o rival pela segunda vez na temporada, desta vez com uma incontestável goleada por 4 a 0, válida pela nona rodada do Brasileirão.



ADEUS DO MAGO

No dia 8 de julho, o Palmeiras venceu o Avaí na arena por 3 a 0, na reta final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Nos vestiários, o presidente Paulo Nobre apareceu na zona mista para falar com os jornalistas e anunciar que Valdivia, campeão da Copa América pelo Chile, não atuaria mais pelo Verdão e se despediria do clube no fim do contrato, dia 17 de agosto. Insatisfeito, o camisa 10 reclamou da postura da diretoria do Verdão e se despediu dos torcedores com uma mensagem de agradecimento e desculpa.



NOVO 10 VESTE A 8



Lucas Barrios foi apresentado com a camisa 10, mas depois passou a usar a 8 (Foto: Felipe Zito)



Principal reforço do Palmeiras para a fase final do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios foi apresentado na sede de um dos patrocinadores do clube no dia 16 de julho. Ele recebeu a camisa 10, mas, semanas depois, passou a utilizar a camisa 8. Coincidência ou não, o atacante melhorou de rendimento após a mudança, fechando a temporada com oito gols em 21 jogos.



ROBINHO X CENI, PARTE 2



O São Paulo ia conseguindo sua primeira vitória contra o Palmeiras em 2015 até as histórias de Robinho e Rogério Ceni se cruzarem novamente, aos 47 minutos do segundo tempo. O goleiro tenta sair jogando, mas Alecsandro consegue pressioná-lo. A bola sobra para o meia do Verdão, que o surpreende com um chute de cobertura. Pela segunda vez, pelo segundo turno do Brasileiro, 1 a 1 daquela vez.



NASCIMENTO DE JESUS



Considerado uma das maiores revelações do Palmeiras nos últimos anos, Gabriel Jesus marcou o seu primeiro gol como profissional no dia 15 de julho, na vitória por 1 a 0 contra o ASA que garantiu o Verdão nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na fase seguinte da competição mata-mata, o atacante de 18 anos brilhou contra o Cruzeiro no Mineirão, com dois gols e uma assistência, e não saiu mais da equipe titular.



TODOS CONTRA RICARDO OLIVEIRA



Palmeirenses devolveram a provocação do santista Ricardo Oliveira (Foto: Ale Frata / Agência Estado)



O ano foi marcado também por uma grande rivalidade entre Palmeiras e Santos. Desde a final do Paulistão, atletas passaram a trocar provocações, principalmente Fernando Prass e Ricardo Oliveira. O atacante do Peixe serviu de motivação extra na Academia de Futebol, tanto que foi "homenageado" pelos palmeirenses durante a comemoração do título da Copa do Brasil.



SÃO PRASS



Titular absoluto, pegador de pênalti e até artilheiro. O ano de 2015 foi perfeito para o goleiro Fernando Prass. Herói na semifinal do Paulistão e decisivo durante toda a campanha na Copa do Brasil, o atleta de 37 anos fechou a temporada como autor do gol do título alviverde. Destaque, ele renovou com o Palmeiras até o fim de 2017.



TRI DA COPA DO BRASIL

Para decidir a Copa do Brasil, o Palmeiras deixou para trás adversários menos cotados (ASA-AL, Sampaio Correa-MA e Vitória da Conquista-BA), mas também rivais de expressão, como Fluminense (na semifinal), Internacional (quartas de final) e Cruzeiro (oitavas).

Nas oitavas, o time já estava sob comando de Marcelo Oliveira. Foi ele quem deu a Gabriel Jesus, no segundo duelo com o Cruzeiro, a primeira oportunidade como titular. Ele teve grande atuação (com uma assistência e dois gols) e não saiu mais do time.

Na primeira final contra o Santos, o garoto machucou o ombro esquerdo logo nos primeiros minutos e saiu. Tentou participar da decisão, mas também deixou o campo antes do intervalo. Sem ele, brilharam Dudu e Fernando Prass. O atacante fez dois gols no tempo normal; o goleiro, além de defender uma cobrança, converteu outra na disputa de pênaltis e garantiu o título.



VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols no Brasileirão
- Verdão escalado para o jogo contra o São Paulo
- ATACANTE EX-PREMIER LEAGUE NO VERDÃO? Palmeiras estuda a contratação de atacante que pertence ao Fulham





15552 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras