Os programas de sócio-torcedores já são uma realidade no Brasil e alguns times se destacam no tema, como Corinthians e Palmeiras. Embora o Timão tenha o maior número de associados e seja o clube que mais angariou inscritos em 2015, o Verdão, segundo colocado no ranking, com dez mil sócios a menos, fatura quatro vezes mais com o "Avanti" e lucra 12 vezes mais que o rival.
Os números são da Folha de São Paulo e apontam também um faturamento de mais de R$ 40 milhões do programa do Alviverde, enquanto o Corinthians recolhe R$ 9 milhões. A diferença é ainda mais acentuada quando leva-se em conta o lucro líquido dos clubes. Enquanto o "Fiel Torcedor" prevê um repasse de cerca de 50% da receita à empresa que gere o plano, o "Avanti" destina menos de 10% do dinheiro à instituição que o administra.
Em 2015, por exemplo, o Alvinegro da capital repassou aproximadamente R$ 6 milhões à Omni, ficando com apenas R$ 3 milhões. Enquanto isso, o Palmeiras destinou menos de R$ 4 milhões à Futebol Card, lucrando cerca de R$ 36 milhões, um valor 12 vezes maior que o do rival.
O Corinthians assumiu a liderança do ranking de número de sócios-torcedores recentemente. O clube ganhou 68.279 novos associados, totalizando 135 mil membros. Na Academia do Futebol, 62.452 palmeirenses se inscreveram no "Avanti", que atualmente conta com 126.903 sócios.
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