Dudu é o cara do Palmeiras. Foi assim nos últimos momentos de 2015 e parece que continuará assim neste temporada. Todavia, uma coisa é indiscutível: a melhora no futebol do atacante se deu após uma pequena mudança em seu posicionamento.
Compartilhamos aqui uma pequena análise feita pelo UOL Esporte sobre o papel do jogador no sistema de jogo do Verdão.
Confira!
3. Posicionamento

No final do ano passado, Dudu deixou o lado esquerdo e passou a ser posicionado mais centralizado, com mais liberdade para se movimentar pelo restante do campo. Esta mudança no posicionamento coincidiu com uma melhora no futebol e nos números do atacante.
Em 18 partidas atuando mais centralizado, o baixinho marcou os mesmos oito gols que havia marcado em 37 partidas pela esquerda. Bem melhor, não?
2. Função

No novo posicionamento, com mais liberdade, Dudu também exerce funções diferentes na equipe. Não existe mais a obrigação de acompanhar o lateral adversário e o jogador ainda tem mais liberdade para combinar jogadas com outros setores do campo.
O camisa 7 tornou-se mais participativo e, efetivamente, virou um dos armadores do time. Posicionado como extremo, tinha tarefas menos incorporadas com o restante da equipe.
1. Características não foram alteradas

Para quem defendia que o jogador perderia seu grande trunfo atuando por dentro - a velocidade - o resultado da mudança tática foi surpreendente. Mesmo pelo meio, Dudu continua dando arrancadas, só que usa mais linhas diagonais do campo. Dessa forma, o baixinho quebra defesas e aparece mais vezes em boas condições para finalizar.
4428 visitas - Fonte: 90min