David Luiz e Neymar estão na seleção
de São Paulo (Foto: Mowa Press)
Quinto país do mundo em extensão territorial, o Brasil tem um número de estados que chega perto da quantidade de participantes da Copa do Mundo. Ao todo, são 26 unidades da federação, mais o Distrito Federal, cada uma com sua maneira de jogar futebol, seus times e ídolos locais. Diante dessa realidade, surge a pergunta: e se cada estado tivesse uma seleção apenas com jogadores nascidos por lá? Quem venceria essa Copa fictícia?
Em teoria, São Paulo sairia na frente. Em um 3-4-3 ofensivo, o time comandado por Neymar e Oscar conta ainda com a dupla titular de volantes da Seleção, Luiz Gustavo e Paulinho, sem contar coadjuvantes de peso como Robinho, Jô e Willian. É tanta qualidade que ficam fora nomes como Luis Fabiano, Victor, Diego, Lucas e Tardelli. O Rio de Janeiro leva vantagem na defesa, com Rafael e Marcelo nas laterais e uma dupla de respeito na zaga, formada por Thiago Silva e Dedé, protegida por Felipe Melo e Ramires.
O Paraná também teria time para disputar o título. Com Rogério Ceni no gol e uma boa defesa, o elenco é muito bom do meio para a frente, com uma dupla de ataque formada por Alexandre Pato e Nilmar, municiada por Jadson, Alex e Giuliano. Entre os outros estados, destaque para o Mato Grosso do Sul, que tem uma boa dupla de volantes, formada por Lucas Leiva e Jean, e o vizinho Mato Grosso, com Fábio no gol e boas opções ofensivas, como Everton, do Flamengo, e Valdívia, do Inter. No Nordeste, destaque para a Bahia, com Daniel Alves e Dante na defesa e Hernane, o Brocador, formando o ataque com Borges.
(Crédito: equipe de infografia do GloboEsporte.com)
4140 visitas - Fonte: Globoesporte