Presença de área e marcação: o que Cuca quer do falso 9 Rafael Marques

23/3/2016 07:48

Presença de área e marcação: o que Cuca quer do falso 9 Rafael Marques

Atacante palmeirense, que sabidamente não gosta de atuar como centroavante, tem posicionamento mais centralizado, mas enfrentando a defesa adversária de frente

Presença de área e marcação: o que Cuca quer do falso 9 Rafael Marques

Rafael Marques foi vice-artilheiro em 2015, com 15 gols (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)





Lucas Barrios (convocado para a seleção paraguaia) e Cristaldo (em recuperação de dores musculares), o mais provável é que Cuca escalasse Alecsandro. O técnico do Palmeiras, porém, surpreendeu e treinou com Rafael Marques na terça-feira, a dois dias da partida contra o RB Brasil, no Pacaembu.



O atacante não será centroavante, função que sabidamente não gosta de exercer por ter muitas vezes que jogar de costas para a marcação. Apesar de ser alto (1,90m), ele é leve e prefere enfrentar os defensores de frente. No primeiro ensaio da semana, Rafael Marques foi falso 9.



Com a bola, Cuca quer que o atacante aproveite o apoio de Erik e Dudu pelas pontas, saia de trás e entre na área. Quando quem ataca é o adversário, sua obrigação é pressionar a saída de bola, próximo da área ou na lateral.



Durante a pré-temporada, ainda sob comando de Marcelo Oliveira, o camisa 19 foi testado de maneira semelhante. E foi bem. Chegou a fazer gol em jogo-treino contra o River Plate, em Montevidéu. Lá, também foi escalado assim na final do torneio amistoso contra o Nacional.



– Nos dois jogos que fiz (River Plate e Nacional), entrei como 9. Não é minha função, gosto de jogar aberto ou vindo de trás. Eu me doo muito pela equipe. De 9, é muito difícil marcar ou vir buscar jogada. Se for preciso, vou ajudar – analisou Rafael, na época, ainda reticente.



Sem a bola, Cuca quer Rafael Marques saia de trás e aproveite o apoio dos dois pontas para entrar na área





O curioso é que, no início da carreira, Rafael Marques atuou como referência, inclusive durante sua primeira passagem pelo Palmeiras. Com o tempo, no entanto, aprimorou a característica de meio-campista ofensivo e pegou gosto por ela.



Mesmo no ano passado, em seu retorno ao clube, o atacante atuou em algumas oportunidades um pouco mais centralizado. Terminou a temporada como vice-artilheiro, com 15 gols marcados. Em alguns deles, aparecendo de surpresa dentro da área.



VEJA TAMBÉM
- Rony marca gol após jejum de 11 jogos pelo Palmeiras contra Botafogo-SP.
- Abel solicita permanência de Estêvão no clube até 2027: impressões surpreendentes.
- CbF divulga áudio do VAR em decisão de gol anulado do Palmeiras.





13764 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras