Nesta noite de quarta-feira (14), após sair em desvantagem no primeiro confronto, o Verdão garantiu sua classificação à terceira fase da Copa do Brasil ao bater o Sampaio Corrêa por 3 a 0, no Pacaembu. Os gols foram anotados por Mendieta, Henrique e Felipe Menezes.
O primeiro tempo da partida teve sua qualidade técnica comprometida pela grande quantidade de faltas e pela ausência de jogadas perigosas. O Verdão começou melhor, mas por volta de vinte minutos de jogo, as duas equipes mostravam dificuldades para criar ações de ataque.
Já no segundo tempo, com uma proposta mais ofensiva, o Palmeiras sacramentou a classificação na metade final do segundo tempo: após usar o mesmo método de contra-ataque do Sampaio Corrêa na primeira etapa, o Verdão soube trabalhar a bola nas jogadas rápidas e definiu a classificação nos minutos finais com Henrique e Felipe Menezes, quando o placar já estava 1 a 0 para a equipe alviverde.
O Palmeiras voltará a jogar na Copa do Brasil somente após a Copa do Mundo, contra o Avaí, com data a definir pela CBF. Já no Brasileirão, o próximo compromisso alviverde será neste domingo, fora de casa, contra o Vitória, às 18h30, no Pituaçu, pela quinta rodada da competição.
O jogo
As primeiras ações da partida vieram do Palmeiras, com toques de bola rápidos e pressão contínua sobre a equipe maranhense. A proposta do adversário era jogar nos contra-ataques, explorando as laterais alviverdes. Até os cinco minutos de jogo, o Verdão realizava suas jogadas encurralando o Sampaio Corrêa em seu campo de defesa.
Aos 6 minutos de jogo, a primeira chance de perigo do Verdão veio com um belo passe de calcanhar de Mendieta para Diogo, que foi derrubado na área, mas o juiz nada marcou.
O jogo seguiu favorável ao Verdão, mas a primeira jogada de real perigo foi do adversário: aos 11 minutos, após boa jogada de Jonas, Fábio fechou o gol e afastou o perigo para o Palmeiras.
Mesmo com o perigo oferecido pelo adversário, a equipe alviverde permaneceu no ataque, trocando passes rápidos, mas pecando no passe final. Aos 18 minutos, Mendieta invadiu a área pela direita e foi derrubado. O árbitro, novamente, mandou seguir o jogo.
A partir dos 20 minutos da primeira etapa, o certame passou de técnico a truncado, diminuindo o nível técnico das jogadas. O Sampaio abusava das faltas para parar os ataques palmeirenses. Ao mesmo tempo, o Verdão encontrava dificuldades para armar jogadas e ultrapassar o bloqueio adversário. A maior parte das tentativas alviverdes vinha pelas pontas, principalmente com o atacante Diogo e com o lateral Wendel.
Aos 36, após falta na intermediária, Wesley soltou o pé, mas a defesa afastou o perigo. Cinco minutos depois, permanecendo no ataque, o Verdão passou a levar real perigo nos ataques através de finalizações de longa distância: após bola rebatida do escanteio, Leandro emendou de fora da área, mas mandou por cima da meta do goleiro Rodrigo Ramos. No ataque seguinte, Henrique mandou outra bola de fora da área, que beijou a trave e saiu pela linha de fundo. No final da primeira etapa, Leandro levou cartão amarelo por cotovelada no meia Uillian.
Já no segundo tempo, a equipe adversária veio disposta a atacar o Verdão. Com jogadas rápidas, o Sampaio Corrêa esboçou pressão sobre a equipe alviverde, mas não levou perigo significativo ao gol de Fábio.
Aos 10, após falta perigosa próxima à área, Wesley cobrou perto do gol de Rodrigo e assustou. Quatro minutos depois, Marquinhos Gabriel entrou no lugar de Leandro. Após a substituição, Mendieta fez ótima jogada individual e soltou a bomba de fora da área, raspando a bola no travessão do gol adversário. Um minuto depois, Diogo experimentou o mesmo de seu companheiro e encheu o pé de fora da área, exigindo boa defesa de Rodrigo.
Aos 20 minutos, surgia o nome da pressão alviverde: Mendieta, após cruzamento de Wendel, cabeceou a bola na trave. No ataque seguinte, após bola alçada por Renato, a bola sobrou para o paraguaio empurrar para o fundo das redes do adversário e abrir o placar para o Verdão (Palmeiras 1x0 Sampaio Corrêa).
E o bombardeio alviverde não parou no Pacaembu: após o gol, o ataque alviverde encurralou o Sampaio Corrêa em seu campo de defesa. Aos 25, William Matheus fez grande jogada pela esquerda e arriscou de longe, bola que o goleiro Rodrigo colocou para escanteio. Na cobrança, a zaga adversária afastou o perigo.
As melhores oportunidades alviverdes vieram com chutes de longa distância, mas as jogadas de toques curtos também perigavam: aos 29, Wesley deixou Henrique na cara do gol, mas o atacante alviverde concluiu fora da meta de Rodrigo. Em poucos minutos, o Verdão mostrou expressividade no setor ofensivo na segunda etapa.
Quatro minutos depois, em lance defensivo, William Matheus torceu o tornozelo direito e não conseguiu prosseguir na partida. Wellington entrou em seu lugar, passando o volante Marcelo Oliveira para a lateral esquerda do campo.
O único ataque perigoso do Sampaio Corrêa no segundo tempo veio aos 36 minutos: após boa jogada de Willian Paulista pela esquerda e chute cruzado, Fábio fez grande defesa em dois tempos, afastando o perigo para o Verdão.
O Palmeiras cadenciou o jogo com base nos contra-ataques, deixando o Sampaio rolar a bola no campo sem levar perigo algum. Em um destes lances, após Fábio afastar cruzamento de soco, Marquinhos Gabriel tocou para Wesley, livre, na cara de Rodrigo, perder chance incrível após finalizar pela linha de fundo.
E para sacramentar a classificação, dois gols alviverdes em dois minutos: aos 45, após bela jogada de contra-ataque por Marquinhos Gabriel, Henrique apareceu livre, na área, para marcar seu quarto gol em quatro jogos pelo Verdão (Palmeiras 2x0 Sampaio Corrêa).
Aos 47, para garantir o triunfo, Wesley enfiou bola longa para Felipe Menezes empurrar para o fundo das redes e classificar o Verdão para a terceira fase da Copa do Brasil (Palmeiras 3x0 Sampaio Corrêa).
Escalação: Fábio; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira, William Matheus (Wellington); Renato, Wesley, Mendieta (Felipe Menezes); Leandro (Marquinhos Gabriel), Diogo e Henrique
Cartões Amarelos: Leandro, Wendel e Diogo
Gols:
Palmeiras: Mendieta (20’ – 2º Tempo), Henrique (45’ – 2º Tempo) e Felipe Menezes (47’ – 2º Tempo)
4062 visitas - Fonte: Site Oficial