Alan Kardec é a 'bola da vez' em lista de 'vira-casacas
Com passagem pelo Santos nos anos de 2011 e 2012, o atacante Alan Kardec causou grande rebuliço nos últimos dias após "pular o muro" que separa os centros de treinamentos de Palmeiras e São Paulo, na Barra Funda, e trocar o Verdão pelo Tricolor.
Mas a verdade é que o centroavante não é o primeiro a "virar a casaca" no futebol paulista.
Por mais que muitas vezes torcedores, e até dirigentes, fiquem irritados, negociações de jogadores entre clubes arquirrivais fazem parte do esporte. Nos últimos anos, diversos casos de atletas "vira-casacas" marcaram as relações entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
Baseado nisso, o LANCE!Net preparou uma lista com alguns recentes casos de atletas que foram negociados de forma direta de um dos quatro grandes clubes paulistas para algum arquirrival. Confira abaixo!
Alan Kardec - Palmeiras (2013/14) > São Paulo (2014)
Após boa passagem pelo Santos, o atacante foi encostado pelo Benfica, clube detentor de parte de seu passe. Assim, acabou negociado em forma de empréstimo com o Palmeiras. Sem acordo salarial com o Verdão, que demonstrou interesse pela compra em definitivo do atleta, acertou sua transferência para o Tricolor.
Alexandre Pato - Corinthians (2013/14) > São Paulo (2014)
Após sofrer com lesões quando jogava pelo Milan, o atacante foi “resgatado” pelo Corinthians. Chegou com muita badalação, mas não vingou como o craque que o clube alvinegro esperava e acabou negociado com o São Paulo.
Jadson - São Paulo (2012/2014) > Corinthians (2014)
O meia brilhou e conquistou inúmeros títulos nos sete anos que esteve no Shakhtar Donetsk. Após declarar que gostaria de voltar ao Brasil, foi contratado pelo São Paulo. Irregular em sua passagem pelo Tricolor, foi parar no Corinthians.
Weldinho - Corinthians (2011/12) > Palmeiras (2013)
O lateral-direito chamou atenção da diretoria corintiana após boas atuações pelo Paulista de Jundiaí e foi contratado para “fazer sombra” sobre o experiente Alessandro. Sem inspirar confiança para o técnico Tite, foi negociado com o Palmeiras, que estava adquirindo atletas para todas as posições visando a disputa da Série B do Brasileirão.
Paulo Henrique Ganso - Santos (2008/12) > São Paulo (2012/14)
O meia foi revelado pelo Santos, onde conquistou diversos títulos. Com a camisa 10 que um dia foi usada por Pelé, foi cogitado como favorito para vesti-la na Seleção Brasileira na Copa de 2010, o que não aconteceu. Uma sequência de lesões, aliada a divergências com a diretoria santista, resultou na negociação com o São Paulo, onde chegou para substituir Lucas, meia que já estava vendido para o Paris Saint-Germain.
Thiago Heleno - Corinthians (2010) > Palmeiras (2011/12)
Revelado pelo Cruzeiro, foi trazido ao Parque São Jorge como aposta para substituir o capitão William, que estava prestes a se aposentar. Acumulou considerável sequência de erros e, alvo de críticas da torcida, deixou o Corinthians. Foi contratado pelo Palmeiras sob ordens do então técnico alviverde Luiz Felipe Scolari.
Rodrigo Souto - Santos (2007/10) > São Paulo (2010/11)
O volante se destacou pelo Figueirense e acabou contratado pelo Santos. No Peixe, formou grande dupla de volantes ao lado de Maldonado. Por questões salariais, deixou o time da Vila Belmiro e acertou sua transferência para o São Paulo, que buscava um jogador com perfil experiente.
Arouca - São Paulo (2009/10) > Santos (2010/14)
Após grandes atuações pelo Fluminense, foi contratado pelo São Paulo. No clube do Morumbi, se tornou um “reserva de luxo”. Insatisfeito com tal condição, foi emprestado e posteriormente negociado em definitivo com o Santos.
Ilsinho - Palmeiras (2006) > São Paulo (2006/07)
Revelado pelo Palmeiras, logo foi “roubado” pelo vizinho São Paulo. No Tricolor, foi ganhando confiança com o técnico Muricy Ramalho, consagrando-se campeão brasileiro pelo clube do Morumbi. Valorizado, acabou se juntando à legião de brasileiros do Shakhtar Donetsk.
Fábio Costa - Santos (2000/03) > Corinthians (2004/05) > Santos (2006/13)
Após “nascer para o futebol” no Vitória de Salvador, o goleiro não tardou a ser contratado pelo Santos. No Peixe, realizou boas partidas, sendo inclusive campeão brasileiro, e chegou à Seleção Brasileira ainda comandada por Vanderlei Luxemburgo.
Despertou interesse do Corinthians e passou a usar a camisa do Timão. Após ser campeão brasileiro no time de “galáticos do Parque São Jorge”, voltou para o clube da Vila Belmiro.
Doni - Corinthians (2001/03) > Santos (2004)
Destaque do Botafogo-SP vice-campeão paulista de 2001, o goleiro foi negociado com o Corinthians. No Parque São Jorge, conquistou títulos de Torneio Rio-São Paulo, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Acabou sendo contratado pelo Santos, onde teve rápida e decepcionante passagem.
Ricardinho - Corinthians (1998/02) > São Paulo (2002/04) e Santos (2005/06) > Corinthians (2006)
Multicampeão pelo Corinthians, Ricardinho teve projeção internacional após vencer o Mundial de Clubes de 2000. Após consagrar-se pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileiro em 2002, assinou com o São Paulo, em uma das maiores negociações do País. Depois de frustrada passagem pela Europa, foi repatriado pelo Santos. No Peixe, não demorou a se firmar como titular e capitão. Chamou atenção do Corinthians, que, impulsionado pela parceria com a MSI, negociou a volta do atleta.
Marcelinho Carioca - Corinthians (1998/01) > Santos (2001)
Um dos maiores camisas 7 do da história do Corinthians, Marcelinho havia sido contratado de volta ao Timão graças ao inusitado “disque-Marcelinho”. Seguia brilhando no clube do Parque São Jorge, mesmo já em sua segunda passagem pela equipe. Saiu da equipe paulistana para defender as cores do Santos, time sobre o qual marcara, em fevereiro de 1996, o histórico “gol de placa”.
Rivaldo - Corinthians (1993/94) > Palmeiras (1994/96)
Destaque do Mogi Mirim, o atacante foi contratado por meio de empréstimo pelo Corinthians. Bom, mas instável, acabou não sendo negociado em definitivo. De olho no potencial do jogador, o Palmeiras decidiu apostar, comprando o passe daquele que viria a ser o melhor jogador do mundo em 1999 e pentacampeão do mundo com a Seleção em 2002.
4041 visitas - Fonte: LanceNet!