Torcedores revelam ajuda de clubes e enriquecimento de organizadas

7/4/2016 08:43

Torcedores revelam ajuda de clubes e enriquecimento de organizadas

Apesar de anonimato, torcedores que já participaram de torcidas citam ingressos repassados, pagamento de transportes, apoio jurídico e chefes com carro importado

Torcedores revelam ajuda de clubes e enriquecimento de organizadas

Torcedor que fez parte de organizada não quis se identificar (Foto: Reprodução / SporTV)



A violência permeia as torcidas organizadas dos grandes clubes brasileiros, e no último final de semana ganhou novo capítulo no dia do clássico entre Palmeiras e Corinthians, que terminou com mais de 50 torcedores detidos e um morto, este sem envolvimento algum com as brigas, mas morto por uma bala perdida.



Mas como as torcidas se mantém? Em São Paulo, o Tá na Área ouviu torcedores que já fizeram parte dessas organizadas e que mostraram como a relação com os clubes é estreita



Mas há exceções nesta relação estreias. O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, rompeu com a principal torcida depois que torcedores agrediram jogadores num aeroporto na Argentina em 2013. Por outro lado, em fevereiro do ano passado, Carlos Miguel Aidar, então presidente do São Paulo, não fez questão de esconder no meio de uma entrevista uma conversa com presidente de uma organizada onde afirmou que pagaria o aluguel de 50 ônibus para irem a um jogo do clube. Neste ano, Leco, atual mandatário tricolor, disse que não tinha como não ajudar as organizadas em entrevista à “Folha de S. Paulo”.



Segundo a assessoria do São Paulo, o clube doa R$ 150 mil reais para a escola de samba da organizada que participa do Carnaval, além de 1.500 ingressos para jogos no Morumbi e 500 para os jogos fora. Mas o “presente” não vai para todos os torcedores das organizadas. Um torcedor que fez parte de uma delas em São Paulo por 11 anos, e que por medo não quis aparecer, afirmou que o destino é outro.

- Os ingressos são repassados e a torcida vende. Quem está lá dentro ganha ingresso, já fui em jogo ganhando ingresso, mas quando eu era mais influente e frequente.

Outro torcedor, integrante de uma organizada até 2009, aceitou conversar com a reportagem somente por mensagens e também exigiu anonimato. Na época dele, o Palmeiras ajudava com ingressos e transporte.

- Diretoria dá 10 ônibus. Mas é cobrado para o associado ir. Dá ingresso, mas eles revendem.



O medo é a moeda de troca das organizadas. O ex-integrante de uma do Palmeiras diz que os jogadores davam até dinheiro para a torcida “para não xingar ou dar uma trégua”. Numa época, Valdívia e Vagner Love não teriam cedido às pressões e foram agredidos por integrantes de organizadas.



- Não quiseram ajudar e aí pegam no pé mesmo (...) - afirmou o torcedor através de mensagens.



Todos os integrantes de organizadas ouvidos pela reportagem disseram que os chefes delas ganham dinheiro.



- Na verdade, a liderança de torcida sempre é corrompida pelo dinheiro. Não tem jeito - disse o torcedor através das mensagens. O outro torcedor ouvido citou exemplos.





Torcedor revela através de mensagens como se dá relação com clubes (Foto: Reprodução / SporTV)



- Já vi gente andando de Audi, que é um carro importado. E aí a pessoa chega com relógio de dois, três mil reais no punho.



Outro fato que mostra o estreitamento entre organizadas e clubes é o apoio jurídico que muitos deles dão aos torcedores envolvidos em casos de violência.



Um exemplo é o caso de Oruro. Torcedores corintianos participaram da morte do boliviano Kevin Espada no estádio na Bolívia, em fevereiro de 2013. O Corinthians chegou a intervir no Itamaraty para a liberação dos 12 detidos, o que cinco meses depois. Um menor, que não foi preso e retornou ao Brasil após o jogo, assumiu a culpa e até hoje ninguém foi punido.



- Existe alguns advogados que o clube cede. Hoje em dia a torcida organizada virou uma empresa, essa empresa tem o lucro e paga advogado. Existe advogado que é da torcida e tem relação com o clube - contou o torcedor.



Como consequência dos casos de violência no último domingo, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou no dia seguinte que os clássicos paulistas até o fim do ano acontecerão com torcida única.



VEJA TAMBÉM
- Estêvão marca gol da vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá na Arena Pantanal
- Vitória do Palmeiras com gols de Lázaro e Estêvão: confira as notas!
- Abel escala Palmeiras sem Veiga e com Rony titular para partida contra Cuiabá





10863 visitas - Fonte: SPORTV

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras