MTST coloca fogo em uma barricada de pneus perto da Arena Corinthians (Foto: Gabriela Abrunheiro)
Na manhã desta quinta-feira diversos pontos da Grande São Paulo estão registrando protestos e manifestações de movimentos sociais, entre eles o sem-teto e sem-terra. Os grupos protestam contra os gastos elevados que foram feitos com a Copa do Mundo.
Cerca de duas mil pessoas do acampamento Copa do Povo, que fica a quatro quilômetros do estádio do Corinthians, em Itaquera, saíram em passeata do terreno que ocupam em direção à Arena Corinthians, na zona leste da capital.
No caminho, a avenida Jacú Pêssego foi interditada. A principal torcida organizada do Timão, Gaviões da Fiel, disse que irá comparecer ao local para "proteger" o estádio em caso de depredação. Por enquanto, a torcida ainda não apareceu, mas há informação de que um grupo já está chegando ao local.
Neste momento, acontece a inspeção do Ministério Público do Trabalho no estádio. Além da torcida organizada, os funcionários do clube estão em alerta para qualquer ato de violência por parte dos manifestantes. Bem próximo ao estádio, os protestantes montaram barricadas com pneus e atearam fogo. A Arena Corinthians irá receber seu primeiro jogo oficial no próximo domingo, às 16h, contra o Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
A onda de manifestos se espalhou por São Paulo. Na zona oeste, protestantes bloquearam a rodovia Anhanguera. Na zona sul, aprximadamente 200 pessoas manifestaram perto da marginal Pinheiros. Outro grupo parou a ponte João Dias. Já na região central, no Bom Retiro, a manifestação foi na pista central da marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna. Cerca de 40 pessoas bloquearam a via, ateando fogo em pneus, segundo a rádio CBN.
Outros protestos organizados por grupos contrários à realização da Copa estão programados para esta quinta-feira. Segundo o UOL, as reivindicações são muitas, mas todas relacionadas aos gastos públicos feitos para que a realização da Copa no Brasil se tornasse possível.
O Comitê Popular da Copa, batizou o dia 15 de maio como "Dia Internacional de Lutas contra a Copa". Em São Paulo, um ato está programado para às 17h, na praça do Ciclista, da rua da Consolação com a avenida Paulista.
3645 visitas - Fonte: LanceNet!