O retorno do 10: Cleiton Xavier multiplica opções no Palmeiras

16/4/2016 07:39

O retorno do 10: Cleiton Xavier multiplica opções no Palmeiras

Meio-campista anima em seu primeiro jogo após oito meses e amplia variações do técnico Cuca. Torcida vinha cobrando diretoria por falta de um armador

O retorno do 10: Cleiton Xavier multiplica opções no Palmeiras

Cleiton Xavier abraça Allione durante jogo da última quinta (Foto: Marcos Ribolli)



A longa espera terminou. Após 239 dias fora dos gramados, Cleiton Xavier entrou na segunda etapa da partida entre Palmeiras e River Plate-URU, na última quinta-feira – jogo que terminou com vitória alviverde por 4 a 0, pela última rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores da América (veja os lances da partida no vídeo acima). Além do reforço técnico, o retorno do camisa 10 representa muito no aspecto tático para a equipe de Cuca.



Com característica de passe e finalização, Cleiton é visto como a peça que falta ao Palmeiras. O desfalque do meia foi muito sentido no início da temporada, quando a equipe enfrentou grande crise criativa. Com Robinho irregular e Régis sem embalar, o Verdão sofreu com a ausência de um toque de qualidade no controle da bola pelo meio-campo.



– Muito me cobravam: cadê o camisa 10? Sempre falei que o camisa 10 está se recuperando. Infelizmente, Cleiton teve as contusões. Está se tratando, é um atleta exemplar e goza da confiança da comissão técnica e da diretoria toda – afirmou o presidente Paulo Nobre.



O retorno do meia começa dar a Cuca alternativas para escalar o setor de criação. Antes sobrecarregado, Robinho agora tem chance de dividir as funções no meio-campo. As outras opções para o setor atuam mais pelo lado (Allione e Zé Roberto) ou têm características mais ofensivas (Rafael Marques e Erik).



Na ausência de um armador, Alecsandro foi recuado por Cuca e passou a jogar como meia. Na função, que já havia desempenhado com o treinador no Atlético-MG em 2013, o atacante passou a participar mais do jogo e, mesmo sem a função de ser o goleador principal, balançou mais as redes – o gol contra o River Plate, na quinta-feira, foi o oitavo dele na temporada.



Agora com Cleiton Xavier de volta, o Palmeiras ganha a possibilidade de fazer mais variações táticas, até durante as partidas. O time de Cuca tem entrado em campo no 4-2-3-1, mas alternando para o 4-4-2, o 4-3-3 e até o 3-5-2. Depois da goleada sobre o River Plate, o treinador comemorou o reforço caseiro.



– Vamos ficar bem servidos com a recuperação (de Cleiton), com a chegada de outros, como o Róger Guedes. Tem o retorno do Gabriel Jesus. Já demos um ritmo para o Cleiton, não arrisquei pôr o Dudu (contra o River) porque não tinha uma necessidade – avaliou o comandante.





Formação com três atacantes pode ter Cleiton Xavier mais recuado





No 4-2-3-1, Cleiton Xavier seria o armador principal





Palmeiras pode atuar com dois volantes, com Robinho e Cleiton dividindo a armação



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





19752 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras