Dirigente da FPF critica fiscalização de torcedores violentos: "Inaplicável"

23/4/2016 10:06

Dirigente da FPF critica fiscalização de torcedores violentos: "Inaplicável"

Chefe de segurança da Federação Paulista, Marcos Marinho vê como "impossível" exigir documentos na entrada das arenas e espera "cartão da paz" em vendas online

Dirigente da FPF critica fiscalização  de torcedores violentos:

Chefe de segurança da FPF, Marcos Marinho, é crítico do atual modelo de fiscalização (Foto: Reprodução / SporTV)



A luta para conter os torcedores violentos nos estádios tem feito as autoridades baterem cabeça no que se refere à fiscalização daqueles que estão proibidos de assistirem aos jogos. Para o chefe de segurança da Federação Paulista, Marcos Marinho, a fiscalização das torcidas antes da entrada nas arenas é "impossível" de ser realizada.



- Criam-se algumas coisas que são inaplicáveis. É realmente difícil falar "não pode entrar no estádio". Como vou fazer isso? Eu vou pegar documento por documento das pessoas que entram no estádio? É impossível, porque quando, se fala em multidão, essas pessoas podem se infiltrar normalmente. Tem um momento, por exemplo, faltando 10 minutos para iniciar a partida, existe um número de pessoas muito grande lá fora, porque tem que ser revistadas, passar pela catraca, começa o empurra-empurra e é nessa hora em que essas pessoas conseguem burlar a vigilância - afirmou o dirigente.



No entanto, segundo o delegado geral da polícia civil de São Paulo, Youssef Abou Chahin, esse controle dos torcedores violentos não deve ser feito pela autoridade policial antes dos jogos, mas sim pelos órgãos públicos pré-determinados para receber o torcedor uma hora antes da partida e informar à justiça.



- Quem controla isso é o órgão ou entidade que tem que receber esse torcedor nesse pré-determinado horário e informar a justiça. Então, não é um controle da polícia. A responsabilidade é da Federação e, mais ainda, da entidade, seja ela qual for, IML, por exemplo, recebe, desses órgãos que estão previamente determinados para receber esses torcedores. Eles que informam o juiz - disse o delegado.



De acordo com o artigo quinto do Estatuto do Torcedor, as federações devem deixar uma lista disponível para todos no acesso aos estádios com os nomes daqueles que estão proibidos de entrar para assistir a partida. Segundo a Federação Paulista de Futebol, atualmente, são 73 torcedores que estão proibidos de ingressar nas arenas no estado.





No jogo do Palmeiras, a lista dos torcedores proibidos está na entrada do estádio (Foto: Reprodução / SporTV)



Crítico do atual modelo de fiscalização da entrada dos torcedores violentos, Marcos Marinho acredita, no entanto, que a adesão do "cartão do torcedor organizado", prevista para implantação em dois meses, será capaz de melhor identificar os brigões.



- Todas as torcidas organizadas que são cadastradas em São Paulo, na Federação, o seu membro tem que se cadastrar neste cartão. E daqui para frente, com uma nova determinação que vem do Ministério Público, vai ter a venda online para esses torcedores. Então, a pessoa vai ter que usar obrigatoriamente esse cartão para poder ficar no seu setor, com a sua camisa de torcida organizada - concluiu o chefe de segurança da FPF.



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





3798 visitas - Fonte: Sportv

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras