As finalizações do lado esquerdo da área tem dado alegria para o Palmeiras e gerado dor de cabeça ao Vitória no Campeonato Brasileiro.
A explicação está nos números levantados pelo Espião Estatístico antes do duelo entre as equipes neste domingo em Pituaçu. Foi pelo setor esquerdo da grande área que o Verdão marcou metade de seus gols, justamente por onde o Rubro-Negro foi mais vazado até a quarta rodada da competição.
Dos 12 arremates dentro da área pela esquerda, o time paulista balançou as redes dos adversários três vezes neste Brasileirão (25% de aproveitamento). Um desses gols foi marcado por Alan Kardec, que se transferiu para o arquirrival São Paulo, no 2 a 1 sobre o Criciúma. Mas, se por um lado a ausência de Kardec é um alívio para os defensores do Rubro-Negro, por outro Henrique promete ser tão perigoso quanto.
O novo xodó do Palmeiras tem sido cruel quando a bola chega aos seus pés neste local, onde deixou o dele duas vezes em dois jogos pelo Brasileirão. O atacante afirma que nada é por acaso. Nos treinos táticos o técnico interino Alberto Valentim tem intensificado ainda mais a troca de passes e as inversões de jogadas.
- Nosso meio de campo, com Wesley, Renato e Mendieta, vem trabalhando bastante a bola. Leandro e Diogo também ajudam. Esse volume de jogo que estamos colocando desde o jogo contra o Goiás e também na Copa do Brasil tem sido fundamental.
A entrada do Marquinhos Gabriel e do Felipe Menezes também foram boas. É assim que se cria um elenco vencedor. Ele (Alberto Valentim) gosta disso. Na verdade a jogada começa do lado direito e acaba no esquerdo. E vice-versa.
Ele pede para termos essa paciência para conseguir o espaço, que foi fundamental contra o Sampaio Corrêa. Não saímos no desespero e o gol saiu naturalmente - disse Henrique.
Além do atacante estar com o faro de gol apurado, com quatro gols em quatro jogos com a camisa do Verdão, o rival da vez, Vitória, sofreu 20 finalizações e levou três dos cinco gols por ali em seus quatro primeiros jogos no Brasileirão 2014.
- Acho que podemos aproveitar. Não estudamos ainda o time deles, o Alberto (Valentim) ainda vai passar como é a proposta de jogo deles. Mas vamos estudar para conseguir o resultado e sair com a vitória - afirmou o goleador do Palmeiras.
No empate do time baiano por 2 a 2 com o Atlético-PR, Mosquito, de cabeça, e Marcelo, em chute forte de direita, fizeram os gols por este setor, o de esquerda do ataque adversário.
A cena voltou a se repetir na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã. Mas, neste caso, a defesa do Vitória não pode ser responsabilizada, já que o meia Wagner estava impedido ao marcar o gol de honra do Tricolor.
Se os números comprovam que o Rubro-Negro deve tomar cuidado com finalizações pelo setor esquerdo da área, o Palmeiras precisa ficar atento ao lado oposto. Dos 43 arremates do Vitória no Brasileirão, 10 foram pela direita da grande área.
Esse é segundo setor em que o time mais finaliza (atrás apenas da intermediária central) e de onde anotou dois de seus cinco gols. É também pelo lado esquerdo de sua área defensiva que o Verdão sofreu mais finalizações dos adversários: 13, no total, sendo que duas terminaram no fundo da rede.
4113 visitas - Fonte: LanceNet!