Cuca aposta em um elenco experiente no Verdão (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
A goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR na estreia do Campeonato Brasileiro empolgou os torcedores do Palmeiras. Após a promessa de Cuca de que o time conquistará o título nacional, o resultado na primeira rodada deixou a massa alviverde eufórica. Algo que não preocupa o clube inicialmente, da comissão técnica aos jogadores.
Em sua entrevista coletiva logo após a vitória na arena, no último sábado, Cuca fez questão de frear a animação. Elogiou o futebol apresentado pelo Palmeiras, mas deixou claro que era apenas o primeiro de 38 jogos. Mesmo cauteloso, o técnico não teme que seus jogadores subam no salto para a sequência do torneio.
O elenco alviverde tem jogadores muito experientes, mas outros que acabaram de sair das categorias de base. Vai de atletas rodados, como Zé Roberto, de 41 anos, Fernando Prass e Cleiton Xavier, a outros ainda em início de carreira, como Gabriel Jesus e Róger Guedes, de 19. Atualmente com 33, Cleiton não acredita que os garotos ficarão deslumbrados.
– Os jogadores são bem rodados, mesmo jovens. Frequentam seleções de base, jogaram Campeonato Brasileiro. Eles já são experientes – apostou o meia.
Principal destaque do Palmeiras na temporada, Gabriel Jesus, que vive seu segundo ano como profissional, tem passagens pela seleção de base e é nome quase certo para a disputa das Olimpíadas do Rio-2016 - ele esteve na pré-lista de Dunga para a disputa da Copa América. Matheus Sales foi promovido no fim de 2015, mas já tem no currículo uma grande atuação na final da Copa do Brasil.
Thiago Martins e Róger Guedes atuaram na Série B por Paysandu e Criciúma respectivamente, e Tchê Tchê chegou credenciado por uma grande campanha do Grêmio Osasco Audax, vice-campeão paulista.
A ideia de Cuca é que o Palmeiras não viva de extremos no Campeonato Brasileiro. Que saiba manter o equilíbrio tanto após vitórias empolgantes quanto após derrotas desanimadoras. Que seja dominado pela razão e deixe a emoção única e exclusivamente para os torcedores.
– O torcedor está no direito dele. Todo torcedor é assim, vibra quando a equipe ganha. Entre nós, jogadores... O Cuca passou isso. Temos de ter os pés no chão. Se tivesse perdido também não estaria tão mal também, não seria o fim – completou Cleiton Xavier.
Após as quedas no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores da América, o Brasileirão virou o maior foco do Palmeiras na temporada. A ponto de a diretoria, a pedido de Cuca, fazer nova reformulação no elenco, com a chegada de quatro jogadores e a saída de outros seis. Antes, nove atletas já haviam chegado para a atual temporada.
O próximo desafio do Palmeiras será em Campinas. A equipe enfrenta a Ponte Preta no sábado, às 16h (horário de Brasília), no Moisés Lucarelli. Na primeira rodada, a Macaca ficou no empate sem gols com o Figueirense, fora de casa.
5574 visitas - Fonte: Globoesporte.com