Ricardo Gareca comanda o Vélez Sarsfield na Copa Sul-Americana contra a Ponte Preta(Reuters)
Ricardo Gareca, possível técnico do Palmeiras, tornou-se conhecido do público brasileiro pelo extenso e vitorioso período de cinco anos, de 2009 a 2013, no comando do Vélez Sarsfield, mas sua carreira no futebol começou muito antes disso.
Antes de virar treinador, 'El Tigre' Gareca foi um respeitado atacante. Revelado em 1978 pelo Boca Juniors, passou também pelo rival River Plate e em 1985 foi para o América de Cali, onde viveu os momentos mais felizes como atleta e também os mais frustrantes.
Falcioni, ex-técnico do Boca e Gareca juntos no América
O argentino é protagonista de uma das maiores amareladas da história da Copa Libertadores, o tri vice-campeonato consecutivo do América, de 1985 a 1987.
Em sua primeira participação no torneio, Gareca não fez tantos gols, três, mas foi mais decisivo e deixou sua marca duas vezes nas semifinais e uma vez no segundo jogo da final com o Argentino Juniors, na Colômbia. O América devolveu a derrota por 1 a 0 em Buenos Aires, mas perdeu a taça nos pênaltis.
Em 86, o atacante melhorou, fez cinco gols até a final com o River Plate, mas não marcou nenhum contra o ex-time e novamente ficou 'a ver navios.'
Ele foi ainda mais efetivo no ano seguinte, quando balançou a rede em sete oportunidades. Foi o artilheiro da competição, mas não apareceu na ‘hora H', e o América foi vice de novo, contra o Peñarol, graças a um gol sofrido aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação da terceira partida, em Santiago do Chile.
Fiascos à parte, Gareca foi bicampeão colombiano e anotou 54 gols com a camisa do América. Antes de 'pendurar as chuteiras', venceu o Campeonato Argentino com o Independiente, em 94.
O rol de conquistas como técnico é maior: são quatro argentinos com o Vélez Sarsfield, um Campeonato Peruano com o Universitario e uma Copa Conmebol com o Talleres, em 1999, batendo o brasileiro CSA, de Alagoas, na final. Em quatro Libertadores pelo Vélez, porém, não passou das semifinais.
4023 visitas - Fonte: ESPN