Árbitro de Choque-Rei com maior público era químico, recusou Fifa e achava Muricy 'chato'

29/5/2016 08:59

Árbitro de Choque-Rei com maior público era químico, recusou Fifa e achava Muricy 'chato'

Árbitro de Choque-Rei com maior público era químico, recusou Fifa e achava Muricy 'chato'

João Leopoldo Ayeta apitou clássico São Paulo x Palmeiras nos anos 70



São Paulo e Palmeiras fazem mais um clássico neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Há 37 anos, no mesmo palco, o Choque-Rei - como foi apelidado do confronto - teve seu maior público já registrado até hoje, numa época em que o estádio ainda tinha capacidade para mais de 100 mil pessoas. Foi em 17 de junho de 1979: 112.016 pagantes na semifinal do Campeonato Paulista do ano anterior.



Por conta da Copa do Mundo de 1978, o calendário estabeleceu que o estadual começasse no segundo semestre e terminaria no meio do ano seguinte. O empate garantia o Palmeiras na decisão, e os torcedores alviverdes já comemoravam quando Serginho Chulapa marcou para o São Paulo de cabeça, aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação - na final, no entanto, o time tricolor ficou com o vice e viu o Santos ser campeão.



Quem apitou a emocionante semifinal entre Palmeiras e São Paulo no Morumbi foi João Leopoldo Ayeta. Juiz profissional entre 1971 e 1991, hoje está com 76 anos e ótima memória. "Na época, o Muricy Ramalho jogava pelo São Paulo. Ele era muito chato, um dos mais chatos da década de 70. Gostava de apitar as partidas (risos). Ele não era muito simpático, não cooperava muito. Era muito exigente e qualquer coisa reclamava", contou ao ESPN.com.br.



No auge de sua carreira, na época, João Leopoldo Ayeta também apitou a decisão, contra o Santos, ganhou visibilidade e foi convidado para integrar o quadro de arbitragem da Fifa (Federação Internacional de Futebol), mas recusou o convite. "Fui chamado pela Fifa, mas eu precisaria viajar muito e não dava. Eu era químico, trabalhava no que hoje é a Unilever, e não podia me desligar do meu trabalho."



Aposentado como árbitro e químico, pai de dois filhos e avô de quatro netos, o ex-juiz vive em Amparo (SP) e acompanha futebol pela televisão. Neste domingo, verá Ricardo Marques Ribeiro, de Minas Gerais, apitar o clássico entre São Paulo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, sem Muricy Ramalho e num Morumbi que agora tem capacidade para cerca de 60 mil pessoas.



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





3378 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras