Herói pelo Grêmio, Cuca revê time de origem atrás de título pelo Palmeiras

2/6/2016 07:32

Herói pelo Grêmio, Cuca revê time de origem atrás de título pelo Palmeiras

Como jogador, o ex-meia fez o gol que deu ao time gaúcho o título da Copa do Brasil de 1989; como treinador, ele ainda busca seu primeiro troféu nacional

Herói pelo Grêmio, Cuca revê time de origem atrás de título pelo Palmeiras

Cuca ganhou projeção no Grêmio e fez gol do título da Copa do Brasil em 1989 (Foto: Agência Estado)





Palmeiras e Grêmio se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, num duelo que mexe muito com uma pessoa em especial: Alexi Stival, o Cuca.



O hoje treinador do Palmeiras tem uma histórica relação com o Grêmio. Foi no Tricolor que ele começou a ganhar projeção nacional como meio-campista – chegou até a ser convocado para a seleção brasileira.



Com o Grêmio, aliás, Cuca conseguiu, como jogador, o que ele ainda busca como treinador: um título nacional.

Cuca fez o gol do título da Copa do Brasil de 1989, sua principal conquista com o Grêmio.



Como treinador, ele já ganhou quatro estaduais e até uma Libertadores (com o Atlético-MG, em 2013). Mas ainda persegue um troféu nacional.



Antes de o Brasileirão começar, o técnico, esbanjando confiança, afirmou que o Palmeiras lutaria pelo título. Contra o Grêmio, time que entrou na quinta rodada como líder da competição, ele terá um teste de fogo, naquele que pode ser considerado mais um duelo direto pelo troféu.



Pela manhã, porém, suspense: às 11h, Cuca será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter usado ponto eletrônico durante jogo contra o Fluminense. Suspenso, ele acompanhou o jogo de um camarote, mas usou rádio para se comunicar com seus auxiliares, o que é proibido. O treinador não estará no Rio para acompanhar o julgamento.



Cuca no Grêmio



O atual comandante do Verdão tem muita história com a camisa gremista. São quatro anos e cinco títulos. Era corriqueiro vê-lo sendo decisivo, como na final da Copa do Brasil de 89 sobre o Sport, quando marcou o gol do título. O Rio Grande do Sul foi berço da carreira como atleta, com passagens por Santa Cruz e Juventude antes de atuar no Grêmio (ele jogaria ainda no Inter, mas sem o mesmo sucesso). Foi Felipão quem viu no meia a qualidade e, principalmente, a dedicação essenciais para jogar no clube gaúcho.



A identificação veio justamente pelas taças. Cuca tem, além da Copa do Brasil, os campeonatos gaúchos de 88, 89 e 90, além da Supercopa do Brasil de 90. Em outras oportunidades, já deixou claro que não se considera ídolo do clube, apesar da histórica rica em conquistas.



Cuca tambem tem uma passagem pelo Grêmio como treinador. Mas o roteiro não foi nada feliz. Ele assumiu a equipe em 2004, ano que o Tricolor acabou rebaixado para a segunda divisão pela segunda vez em sua história. Por outro lado, foi o responsável por promover a estreia de Anderson, então com 16 anos, que seria o herói do acesso gremista em 2005.



Cuca no Palmeiras



A história de Cuca com o Palmeiras começou dentro de casa. Nascido em Curitiba, ele escolheu Verdão como time do coração ainda na infância, por causa da influência dos tios e, principalmente, para provocar o pai, que torcida para o Corinthians.



Cuca teve sua primeira oportunidade com a camisa alviverde no segundo semestre de 1992. Ainda como atacante, ele atuou 24 vezes e marcou sete gols. Naquela época, o time de Otacílio Gonçalves vivia a expectativa de encerrar um jejum de títulos que já durava 16 anos.



Atacante, depois recuado para atuar no meio-campo, Cuca criou uma relação com a arquibancada do antigo estádio Palestra Italia. Ao comemorar os gols, chegou a fazer gesto como se estivesse vestindo uma faixa de campeão. Em uma das comemorações, aliás, acabou expulso pelo árbitro após tirar a camisa ao festejar com a torcida.



Cuca foi apresentado no Palmeiras em 1992, ao lado do atacante Maurilio (Foto: Agência Estado)





Vice-campeão paulista daquele ano, Cuca deixou o Verdão poucos meses antes da conquista do histórico título paulista de 1993. Agora em nova função, o treinador diz que se sente em casa no clube. Literalmente, tanto que já chegou a dormir na Academia de Futebol palmeirense.



– Agora é a hora. É o nosso ano. O que está acontecendo com o Palmeiras hoje é uma coisa muito clara de como está crescendo como clube. Tem 22 anos que o Palmeiras não ganha (um Brasileiro), está na hora de ter essa nova conquista, fazer uma montagem boa por uma Libertadores melhor do que foi essa. O Palmeiras tem essa condição – disse o treinador, em entrevista recente ao GloboEsporte.com.



Durante a semana, Cuca elogiou o Grêmio e disse que o time gaúcho é a equipe do momento no Campeonato Brasileiro. Com duas vitórias e duas derrotas no torneio, o treinador trabalha para construir uma campanha mais regular nas primeiras rodadas da competição nacional.



Veja abaixo as informações sobre o duelo entre Palmeiras e Grêmio:

Local: Pacaembu

Data e horário: quinta-feira, às 21h (horário de Brasília).

Escalação provável do Palmeiras: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Matheus Sales e Moisés; Dudu, Gabriel Jesus e Alecsandro

Desfalques do Palmeiras: Gabriel, Lucas Barrios, Edu Dracena, Cristaldo, Cleiton Xavier, Arouca, Gabriel, Edu Dracena e Lucas Barrios

Escalação provável do Grêmio: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.

Desfalques do Grêmio: Marcelo Grohe, Miller Bolaños, Marcelo Oliveira, Henrique Almeida, Fred, Moisés, Wesley, Wallace Oliveira e Pedro Rocha.

Transmissão: SporTV (menos SP) e Premiere (com Milton Leite e Belletti).

Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Ivan Carlos Bohn (PR).







VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





8379 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras