Gareca, 56 anos, é o novo técnico do Palmeiras (Foto: Divulgação)
Com a contratação de Ricardo Gareca, anunciada na noite de quarta-feira, o Palmeiras volta a ter um técnico argentino depois de 35 anos. O ex-comandante do Vélez Sarsfield (ARG) é o sexto hermano a treinar a equipe alviverde, sendo que o último deles foi Filpo Nuñez. Este teve três passagens pelo Verdão e ficou marcado por trabalhar na primeira Academia de Futebol.
O primeiro dos seis a chegar foi Jim López. Ele ficou à frente do Alviverde por 41 jogos em 1950, e fez parte da campanha que rendeu o título Paulista. Ainda naquela década, em 1952, Abel Picabéa foi outro argentino a ser o chefe palmeirense: 39 partidas sob seu comando.
Armando Renganeschi, em 1961, levou a equipe ao vice-campeonato da Libertadores e ainda ficou marcado por ter indicado a contratação de Ademir de Guia. Três anos depois, a chegada de Filpo Nuñez. Destes, foi aquele com passagem mais longa e marcante pelo clube.
O treinador chegou em 1964 e comandou a Primeira Academia, uma equipe que tinha jogadores como Ademir da Guia, Djalma Santos, Julinho Botelho e Dudu.
Conseguiu o título do Rio-São Paulo de 1965, e foi o treinador da Seleção Brasileira na estreia do Mineirão, naquele mesmo ano. A equipe canarinho, que venceu o Uruguai por 3 a 0, foi representada toda pelo Palmeiras. O argentino é até hoje o único estrangeiro a ter comandado o Brasil.
No mesmo ano Filpo deixou o clube, mas voltaria em outras duas oportunidades (1968-1969 e 1978-1979). Entre este período, Alfredo González, campeão paulista em 1944 como jogador pelo Verdão, treinou por só 14 jogos (dois meses) em 1968, mas é outro hermano a ficar na história do clube. Agora, os treinadores do país vizinho contam também com Gareca, que assinou até junho de 2015.
Em sua história, o Verdão foi comandado em 305 jogos por técnicos argentinos (Filpo Nuñez foi aquele com mais partidas, 154). O retrospecto é bem favorável: 173 vitórias, 65 empates e 67 derrotas.
Nesta quinta, o resultado do jogo contra o Figueirense ainda não entrará nesta estatística, pois o novo comandante deve ficar apenas nas tribunas vendo o jogo em Araraquara (SP). Sua estreia pode ocorrer domingo, ante a Chapecoense.
5538 visitas - Fonte: LanceNet!