Palmeiras vence o Figueirense em Araraquara (Foto: Cesar Greco/Fotoarena)
O técnico interino do Palmeiras, Alberto Valentim, se despediu do comando da equipe com 100% de aproveitamento. Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Figueirense, por 1 a 0, e conquistou sua quarta vitória no Campeonato Brasileiro - a terceira consecutiva e também a terceira em que Valentim esteve à frente do time no torneio. De uma das cadeiras cativas da Fonte Luminosa, em Araraquara, o recém-contratado treinador do Verdão, Ricardo Gareca, viu a equipe alviverde chegar a 12 pontos e entrar no G4 da competição.
Sem o Pacamebu, que foi entregue à Fifa para treinos de seleções para a Copa do Mundo, o jogo aconteceu fora da capital paulista. A partida começou com o Palmeiras tentando se impor, mas a falta de criatividade e erros de passe nos minutos iniciais fizeram com que o Figueirense, com uma marcação muito forte, equilibrasse o duelo.
Apesar de poucas situações de perigo criadas, as principais foram alviverdes. No fim da etapa, nem o técnico do Figueirense, Guto Ferreira, que trabalhou com Henrique na Portuguesa durante o ano passado inteiro conseguiu armar um esquema que parasse o "matador", que vive ótima fase. Aos 36 minutos, após belo cruzamento de William Matheus pela esquerda, o atacante cabeceou para o fundo das redes e abriu o placar. O camisa 19 marcou cinco gols em seis jogos pelo Palmeiras.
Diogo e Marquinhos Gabriel trocavam de lado no ataque. Diogo ficava mais pela direita, assim como no triunfo sobre o Vitória, no último domingo. O atacante mostrou vontade, quase marcou de cabeça, e deu bons passes. Já Marquinhos ficou mais apagado, apesar de ter participado da jogada que resultou no gol do Verdão.
Parece que a boa fase do Figueirense só durou o jogo da estreia da Arena Corinthians. Giovanni Augusto, que marcou o primeiro gol em partidas oficiais no estádio corintiano, mal apareceu contra o Palmeiras. A equipe apostava nos contra-ataques, mas não adiantava. Além de não criar, a defesa alviverde, com Lúcio e Marcelo Oliviera, estava segura, tanto nas bolas aéreas quanto nas rasteiras.
O problema do Palmeiras continua sendo a armação das jogadas. Mendieta, que tem essa função na ausência de Valdivia, consegue dar bons passes, mas precisa aparecer mais nas partidas e dar mais velocidade ao time. Com a convocação do chileno para a seleção, ele terá mais tempo para mostrar se consegue assumir a responsabilidade da posição, já que o futuro de Valdivia ainda é incerto no clube.
Alberto Valentim fez algumas alterações no segundo tempo. Sacou Mendieta e colocou Bernardo, que fez sua estreia com a camisa alviverde. O time de fato ganhou mais velocidade, mas permaneceu com a postura defensiva na etapa final. Apesar da pressão final do Figueira, o Verdão manteve o placar. Vale destacar a atuação do goleiro Fábio, que mostrou segurança e fez belas defesas em todos os lances que foi exigido.
Com o resultado, o Figueirense sofreu sua quinta derrota no Brasileirão, e segue na zona da degola. Já o Palmeiras assumiu a quarta colocação. Vale lembrar que a apresentação do novo técnico do Verdão acontecerá nesta sexta-feira, na Academia de Futebol. A presença dele no comando do time no domingo, contra a Chapecoense, porém, ainda não foi confirmada pelo clube.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 FIGUEIRENSE
Data e Hora: 22/5/2014
Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO), Paulo Cesar Silva Faria (MT)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Wendel e William Matheus (Palmeiras), Luan e Thiago Heleno (Figueirense)
GOLS: Henrique, aos 36'/1°T (1-0)
PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e William Matheus; Renato, Wesley, Mendieta (Bernardo, aos 22'/2°T) e Marquinhos Gabriel (Victor Luis, aos 31'/1°T); Diogo e Henrique.
Técnico: Alberto Valentim.
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto (Marco Antonio, aos 34'/1°T), Luan, Rivaldo (Léo, aos 11'/1°T) e Giovanni Augusto; Everton Santos (Everaldo, aos 28'/1°T) e Ricardo Bueno. Técnico: Guto Ferreira.
4380 visitas - Fonte: LanceNet!