Henrique fez gol da vitória do Palmeiras contra Figueirense nesta quinta-feira, em duelo realizado na Fonte Luminosa(Hélio Suenaga/Gazeta Press)
Sob os olhos de seu novo treinador, o argentino Ricardo Gareca, e na "despedida" do auxiliar Alberto Valentim, o Palmeiras fez seu dever de casa nesta quinta-feira. O time alviverde teve dificuldades, mas derrotou o Figueirense por 1 a 0, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e ingressou no G-4 da competição. O gol foi mais uma vez do atacante Henrique, que vem caindo nas graças da torcida alviverde.
O jogador balançou as redes pela quinta vez em seis partidas com a camisa alviverde e tem feito os torcedores esquecerem de Alan Kardec, negociado com o São Paulo. O tento também dá moral ao centroavante com o novo comandante palmeirense, que compareceu no interior paulista especialmente para acompanhar a equipe que assume já nesta sexta-feira. Gareca passou seus últimos cinco anos de carreira no Vélez Sársfield-ARG, onde levou quatro títulos.
Agora quarto colocado no Brasileiro, o Palmeiras tem 12 pontos e volta a campo no próximo domingo, quando vai encarar a Chapecoense, lanterna da Série A e ainda sem vencer no torneio, em confronto marcado para as 18h30, no Estádio Regional Índio Condá. O Figueirense, por sua vez, estacionou nos três pontos, na penúltima posição, e enfrenta o Goiás no domingo, 16h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Artilheiro alviverde Henrique define no primeiro tempo
A primeira etapa foi truncada em Araraquara, com o Palmeiras permanecendo mais tempo com a posse de bola, e o Figueirense buscando avançar pelas laterais do campo. O time paulista começou a se soltar com Wesley, que arriscou chute de fora da área perigoso, acertando a rede pelo lado de fora. Os catarinenses responderam em cobrança de falta de Giovani Augusto que passou distante da meta alviverde.
Demonstrando nervosismo, talvez pela presença de Gareca nas tribunas da Fonte Luminosa, o time do Palestra Itália errou muitos passes e pecou na criação de jogadas. Bom era para o Figueirense que, recuado, ameaçava explorar os contra-ataques. O jogo permaneceu feio até os 32 minutos, quando Henrique aproveitou cruzamento de Diogo para cabecear com firmeza, exigindo boa defesa de Tiago Volpi.
O gol só saiu aos 36 minutos. Após linda jogada pelo lado esquerdo, William Matheus avançou com a posse de bola e cruzou com perfeição, na cabeça de Henrique. O artilheiro do time alviverde no Campeonato Brasileiro mais uma vez subiu de cabeça, mas pegou mal, levou sorte e viu a bola bater em seu próprio joelho e morrer no fundo do gol do Figueirense.
Segundo tempo sonolento, e goleiro palmeirense salva
Com a vitória parcial na primeira etapa assegurada, o Palmeiras voltou mais tranquilo para a parcial final da partida e só levou perigo ao gol do Figueirense aos 10 minutos. Marquinhos Gabriel foi o responsável pelo primeiro bom lance do clube alviverde no segundo tempo, com chute de fora da área que Tiago Volpi defendeu com segurança, salvando o Figueirense.
A partir daí, a etapa complementar seguiu sonolenta. Chance de gol mesmo só aos 29 minutos, e foi do Figueirense. A equipe catarinense viu Everaldo receber lançamento e sair livre na frente de Fábio. O atacante tentou tocar no canto, mas o goleiro do clube paulista saiu bem, fez grande defesa e impediu o empate do time visitante.
No fim, o Figueirense ainda esboçou pressão, mas penou com a pouca qualidade técnica de seu ataque na partida. Com atuação defensiva segura, o Palmeiras se segurou e conseguiu levar o triunfo por 1 a 0 até o apito final no embate em Araraquara.
4251 visitas - Fonte: ESPN