Se não contratarem, clubes terão de buscar opções no elenco para substituir titulares
Com a lista dos jogadores convocados para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro definida, alguns torcedores e técnicos de clubes brasileiros já "quebram a cabeça" para pensarem nos substitutos dentro do elenco de cada um deles.
O ESPN.com.br, então, fez um levantamento nos times para mostrar aqueles que poderão entrar como titulares nas seis rodadas - entre a 16ª e a 21ª, caso o Brasil chegue até a final no Maracanã.
Dos clubes brasileiros, foram chamados atletas de Santos (Zeca, Thiago Maia e Gabriel), Palmeiras (Fernando Prass e Gabriel Jesus), Atlético-MG (Uilson e Douglas Santos), Internacional (William e Rodrigo Dourado), Vasco (Luan), São Paulo (Rodrigo Caio) e Grêmio (Luan).
Vale lembrar que nem todos eles são titulares em suas equipes. Caso, por exemplo, do goleiro Uilson. O jovem até recebeu a titularidade do Atlético em meio ao tempo de recuperação de Victor, durante o Campeonato Mineiro, mas voltou ao banco com o retorno do camisa 1.
Em busca do ouro inédito, o Brasil estreia no torneio de futebol no dia 4 de agosto, contra a África do Sul, no Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, no mesmo local, o rival será o Iraque; e o último compromisso acontece contra a Dinamarca, na Fonte Nova, Salvador, dia 10.
Veja abaixo a lista de quem pode ser titular de seu time:
SANTOS
Zeca deverá dar lugar na lateral-esquerda a outra joia da base do Santos. Aos 20 anos, Caju não iniciou bem o ano, mas teve sua primeira chance como titular contra o Sport, na Vila Belmiro, justamento na vaga do camisa 37 e foi bem. É a opção mais óbvia, já que o time não possui outro de origem na posição. Quem pode eventualmente aparecer é o meia Jean Mota, contratado do Fortaleza, que também pode jogar como lateral.
Contratado do Grêmio Osasco Audax, Yuri deverá ganhar a vaga de Thiago Maia. Com estilo de jogo semelhante, o camisa 25 tem passe apurado e bom índice de desarmes. Caso Dorival prefira um jogador mais combativo ao lado de Renato, Alison pode ser escalado como titular. Também joia da base, Fernando Medeiros é outro que pode acabar ganhando oportunidades. O colombiano Valencia corre por fora na disputa.
No comando de ataque, o Santos perderá uma de suas principais estrelas: Gabriel. O jovem voltou bem da seleção brasileira principal e, em seu lugar, deverá jogar o colombiano Jonathan Copete, recém-contratado do Atlético Nacional-COL. Canhoto, o avante de 28 anos é agudo e tem certa velocidade. O camaronês Joel e Paulinho jogaram mais vezes e também podem ser escolhidos por Dorival.
PALMEIRAS
Perder Fernando Prass não é das melhores notícias para o torcedor palmeirense. Para substituir o experiente goleiro de 37 anos aparece como principal opção o jovem Vágner, de 26. Campeão paulista pelo Ituano em 2014, o arqueiro de 1,91m ainda não entrou em campo desde que foi apresentado, no início de 2016.
Clamando por mais chances no time após recuperação de lesão, o paraguaio Lucas Barrios deverá recebê-las. Isso porque Gabriel Jesus, artilheiro do time no Brasileiro com sete gols, foi chamado por Rogério Micale. O gringo experiente poderá dar mais presença de área à equipe comandada por Cuca. Outras opções são Rafael Marques, Erik, Leandro Pereira ou até mesmo Luan.
ATLÉTICO-MG
Uma das maiores promessas da lateral-esquerda, Douglas Santos abrirá espaço para Fábio Santos. A contratação do ex-corintiano até deve ter sido já esperando a saída do jovem para a seleção olímpica. Com a cessão de Mansur para o Sport, o camisa 39 é a opção mais óbvia para a assumir a titularidade.
INTERNACIONAL
Argel perderá um de seus principais jogadores para a seleção olímpica. William foi bem até aqui tanto nas assistências, como defensivamente. Para seu lugar, o brasileiro/chileno Paulo Cezar Magalhaes, ex-Universidad de Chile, é o substituto imediato do jovem.
Hoje lesionado, Fabinho deverá ser o preferido de Argel para o lugar de Rodrigo Dourado assim que retornar. Conhecido do técnico desde os tempos de Figueirense, ele já vinha entre os 11 que começavam as partidas enquanto o jovem convocado se recuperava de contusão. Quem corre por fora e também pode aparecer é Anselmo, ex-Joinville.
VASCO
Um jovem pelo outro: Jomar deverá ser o titular de Jorginho na Série B e na Copa do Brasil aproveitando a ausência de Luan, convocado para a seleção. Outra opção é Aislan, mas o ex-são-paulino é constantemente criticado pela torcida e corre por fora na disputa com o companheiro.
SÃO PAULO
Ídolo da torcida e experiente, Diego Lugano deverá ser o dono da posição de zagueiro na ausência de Rodrigo Caio. Outros que podem fazer dupla com Maicon são os jovens Lyanco e Matheus Reis - este lateral-esquerdo que também pode atuar na função.
GRÊMIO
Mesmo muito cobrado pela torcida, deverá ser de Bobô a responsabilidade pelos gols do Grêmio após a saída de Luan para a seleção. Ele ainda não marcou no Brasileiro, mas é um dos poucos atacantes tricolores saudáveis atualmente, já que Bolaños, Henrique Almeida, Pedro Rocha e até Negueba estão machucados.
4623 visitas - Fonte: ESPN