Gareca ficou cinco anos no Vélez (Foto: Arquivo LANCE!)
Ricardo Gareca espera ter em Alberto Valentim um braço direito dentro da Academia de Futebol.
Apresentado na sexta como novo técnico do Palmeiras, o argentino expressou um desejo especial nas primeiras reuniões com a diretoria: “formar” o interino, que está com 100% de aproveitamento e sem gols sofridos em quatro jogos, para ser um futuro treinador.
Ciente que não seria efetivado desde que assumiu, após a queda de Gilson Kleina, Valentim seguirá no comando nos próximos três jogos, contra Chapecoense, Botafogo e Grêmio. Usará a próxima semana para passar informações a Gareca, que estará nos treinos e nos estádios.
Depois do jogo contra o Grêmio, o elenco terá folga entre os dias 2 e 12 de junho. A partir do retorno, Valentim volta a ser auxiliar, ao lado do uruguaio Sergio Santín, que chega com Gareca.
Neste período do Mundial estão previstos treinos na Academia e em Atibaia (SP), cronograma feito antes da chegada do novo técnico e que, consequentemente, ainda pode mudar.
- Vou falar com o Alberto, é importantíssimo para mim. Ele está fazendo um grande trabalho, muito importante, muito bom. Alberto seguramente estará comigo como auxiliar - afirmou o novo treinador.
Ricardo Gareca ficou cinco anos no Vélez Sarsfield e tinha no então auxiliar José Flores um homem de confiança. Presente nos quatro títulos conquistados de 2009 a 2013, Flores pegou o “bastão” passado por Gareca, que decidiu deixar o clube, e atualmente comanda a equipe.
O ex-auxiliar de El Flaco é muito grato ao técnico pelas chances que recebeu em sua comissão. O comandante sempre mostrou ser uma pessoa aberta, e não "fechou a porta" para Flores em momento algum, de acordo com a imprensa argentina.
A meta de Gareca é obter sucesso e ficar mais do que um ano, tempo do contrato, com Valentim ao lado para que este, quem sabe, torne-se um treinador na Academia de Futebol.
Cauteloso no primeiro contato com a imprensa, Gareca repetiu seu desejo de ser campeão no Palmeiras, destacado pelo próprio como o maior vencedor de torneios nacionais. Diz que vai se adaptar ao clube, e não o clube a ele.
Famoso na Argentina por apostar em jovens atletas e não precisar de grandes estrelas para fazer times vencedores, o novo palmeirense fez elogios aos brasileiros.
- Não trago nada novo. Tenho lido que vou trazer coisas novas, mas não trago nada que vocês não conheçam. Para mim, o futebol brasileiro está acima. Eu vim aprender sobre futebol brasileiro. A história do Palmeiras é maior que a minha história.
Gareca, junto com Santín e o preparador físico Nestor Bonillo, irá ver vídeos dos últimos jogos do Verdão para análises detalhadas.
O presidente Paulo Nobre, inicialmente contrário à contratação de um estrangeiro, acha que o período de treinos durante a Copa do Mundo será fundamental para o novo treinador.
Alberto Valentim terá papel importante nesta transição.
3801 visitas - Fonte: LanceNet!